Brasil é o 10º país do mundo com cervejas mais baratas; confira o ranking

O brasileiro em geral adora uma cervejinha gelada e o país ocupa a 10ª posição do ranking mundial do preço da cerveja. O Brasil perde para países como Etiópia, que está na primeira colocação do ranking de bebidas mais baratas e para a Colômbia, que fica em 8º lugar, com um custo médio de US$ 1,38 para cervejas vendidas em embalagens de 500 ml.

Os dados constam em um estudo realizado pela plataforma de descontos CupomValido e foram baseados em informações da Numbeo e da Statista a respeito do custo médio da cerveja em todo mundo. A moeda considerada na pesquisa foi o dólar para fazer a  comparação do poder de paridade de compra entre as diferentes países.

No Brasil, o preço constatado é 66% mais baixo que o custo médio da cerveja, de US$4,06.

Cervejas mais caras e mais baratas

As cervejas mais caras do mundo foram encontradas na região do Oriente Médio e da Escandinávia, na liderança aparece os Emirados Árabes Unidos, onde é necessário pagar uma quantia de US$ 10,89 por apenas uma garrafa de 500 ml. Na sequência aparecem Omã e Noruega, locais em que a cerveja custa respectivamente  US$ 10,55 e US$ 10,31.

Já entre os países com a cerveja mais barata aparecem na liderança a Etiópia, Zâmbia e Vietnã, países onde a cerveja é comercializada por US$ 0,75, US$ 0,87 e US$ 0,88.

Brasil ocupa terceiro lugar no ranking de consumo de cerveja 

O Brasil é o terceiro país que mais consome cerveja no mundo, respondendo por 7% do consumo mundial. Nosso país só perde para a China e Estados Unidos, que respondem  por 27% e 13% do volume consumido em todo o mundo, respectivamente.

A cerveja mais vendida no Brasil é a Skol, seguida pela Brahma, Antarctica, Schin e Itaipava.

Considerando os motivos decisivos para a compra da bebida pelos brasileiros, o sabor é o mais importante, seguido do preço e do tipo. Ainda no Brasil, grande parte dos consumidores tem preferência por consumir a bebida em garrafa (47%), ao passo que 39% preferem as embalagens em latas.

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.