Receita Federal abre consulta para o primeiro lote das restituições do IRPF; veja quem recebe

Restituições do Imposto de Renda 2022 serão pagas no fim do mês. Nesta terça-feira (24), a Receita Federal abriu o primeiro lote para consultas das devoluções do IRPF. O valor é referente ao ano base de 2021 e varia de acordo com as contribuições totais acumuladas por cada cidadão. Confira.

Receita Federal abre consulta para o primeiro lote das restituições do IRPF; veja quem recebe (Imagem: Montagem/FDR)
Receita Federal abre consulta para o primeiro lote das restituições do IRPF; veja quem recebe (Imagem: Montagem/FDR)

O primeiro lote das restituições do IRPF começa a ser pago no próximo dia 31. Desse modo, a Receita Federal abriu o seu portal de consultas. A previsão é de que 3,38 milhões de cidadãos sejam contemplados nessa rodada, o que contabiliza um gasto de R$ 6,3 bilhões.

Como fazer a consulta da restituição do IRPF?

Para saber se será ou não contemplado, o cidadão deve acessar os seguintes portais de comunicação:

Como em anos anteriores, o primeiro lote do IR contemplará contribuintes com prioridade legal:

  • idosos acima de 80 anos (226.934);
  • contribuintes entre 60 e 79 anos (2.305.412);
  • contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave (149.016 );
  • contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério (702.607).

O valor vai ser pago através das contas bancárias informadas pelos contribuintes no envio de suas declarações. Há ainda a possibilidade de receber por pix, para quem solicitou esse tipo de transação.

Passo a passo para consultar a restituição do IRPF por aplicativo

  • Passo 1: baixe o aplicativo Pessoa Física, da Receita Federal. Abra-o e toque em “Consulta Restituição”;
  • Passo 2: em seguida, digite o número de CPF e o ano referente à consulta. Toque no ícone de lupa para pesquisar;
  • Passo 3: receba os resultados sobre sua declaração e a possível restituição.

Passo a passo para consultar a restituição do IRPF no site

  • Passo 1: clique aqui para acessar a página da pesquisa de restituição no site da Receita Federal. Digite CPF, data de nascimento e ano de exercício, confirme o captcha e pesquise;
  • Passo 2: veja o resultado.

Calendário de restituição do IR 2022

  • 1º lote: 31 de maio
  • 2º lote: 30 de junho
  • 3º lote: 29 de julho
  • 4º lote: 31 de agosto
  • 5º lote: 30 de setembro

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.