Imposto de Renda 2022: e-mail fake está circulando; confira como identificar

Recentemente a Receita Federal comunicou que golpistas estão se valendo do pagamento da restituição do Imposto de Renda para tentar roubar dados de clientes através de menagens enviadas pelo email.

Nestes emails, os golpistas dizem que o contribuinte possui um valor de restituição a receber e indicam algum link ou campo no qual a pessoa deve clicar para conferir os valores e acessar ao dinheiro.

Porém, ao clicar no link o contribuinte pode ter seus dados pessoais roubados. Em posse dos dados, os criminosos podem cometer fraudes em nome do contribuinte, como tomar empréstimos bancários, pagar contas, efetuar compras e transferências.

Emílio Simoni, executivo-chefe de segurança da PSafe, disse que existem muitos golpes e que eles são sazonais, isto é, ocorrem em determinadas épocas do ano. Neste momento, os golpistas se aproveitam do período de Imposto de Renda.

“Se o contribuinte abrir o link no computador, o golpista fica esperando o cidadão fazer uma operação bancária, também no computador, para invadir a conta-corrente ou a poupança”, disse ele.

Se o contribuinte clicar no link enviado pelo golpista, ele fica mais exposto a mais fraudes, pois será possível acessar aplicativos e efetuar transações, especialmente em aplicativos de compras, entregas e assinaturas.

Como se proteger do golpe?

É necessário ter muito cuidado com relação a comunicação com a Receita. É recomendado que os contribuintes sempre entrem em contato através dos canais oficiais, especialmente, o Portal e-CAC, com acesso através da conta gov.br. 

“Os alertas enviados pela Receita Federal por e-mail ou mensagem não possuem links de acesso. Todas as informações recebidas devem ser confirmadas diretamente no e-Cac”, disse a Receita.

Através da conta Gov, os contribuintes conseguem ter acesso a serviços públicos de maneira digital, ao passo que o sistema identifica cada cidadão que usa a ferramenta.

A Receita aumentou o nível de segurança de suas plataformas neste ano. Os contribuintes podem acessar o e-Cac com login único com contas gov.br nível prata ou ouro, que contam com mais recursos de proteção.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.