Imposto de Renda 2022: quanto é possível ganhar na restituição?

O prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda 2022 termina no próximo dia 31, e muitos contribuintes já estão pensando na restituição que será paga em 5 lotes a partir do dia 31 de maio. Mas quanto cada contribuinte irá receber? Saiba aqui.

Quando o contribuinte faz o preenchimento da declaração, ele já fica sabendo se possui ou não direito a receber a receber a restituição. Porém, é importante destacar que os valores do imposto devido e da possível restituição dependem sempre de pontos como total de rendimentos recebidos, quantidade de fontes pagadoras, faixa de renda, dependentes e total de gastos passíveis de dedução.

Calendário de restituição do IR 2022

  • 1º lote: 31 de maio
  • 2º lote: 30 de junho
  • 3º lote: 29 de julho
  • 4º lote: 31 de agosto
  • 5º lote: 30 de setembro

Valor da restituição 

O valor pago de restituição é atualizado através da taxa Selic acumulada a partir do mês posterior ao prazo final de entrega da declaração até o mês anterior ao pagamento, mais 1% no mês do depósito. Neste momento, a taxa Selic está em 10,75% ao ano. De acordo com a expectava atual do mercado financeiro, a Selic neste ano deve fechar em 12,25% ao ano.

O IR é calculado baseado na soma de todos os rendimentos tributáveis e na faixa de renda do contribuinte. Já o pagamento da possível restituição é a devolução do montante que foi pago a mais ou retido na fonte antes da declaração de ajuste anual.

De acordo com a tabela atual, ficam isentos de IR os contribuintes que recebem até R$ 1.903,98 ao mês, descontada a contribuição previdenciária, que tem as faixas atualizadas todos os anos. 

Partindo deste valor, as retenções são calculadas baseadas em alíquotas de 7,5%, 15%, 22,5% ou 27,5% sobre o valor dos rendimentos, descontada a parcela dedutível (desconto fixo) para cada faixa de rendimento.

 

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.