13º salário do INSS: segunda parcela terá reajuste com base no Imposto de Renda

Abono natalino do INSS é retomado este mês. No próximo dia 25, os aposentados e pensionistas da previdência social irão receber a segunda parcela do 13º salário. O abono tem um valor correspondente a 50% do pagamento mensal, havendo reajustes com base na declaração do Imposto de Renda. Acompanhe.

13º salário do INSS: segunda parcela terá reajuste com base no Imposto de Renda (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)
13º salário do INSS: segunda parcela terá reajuste com base no Imposto de Renda (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)

Os segurados do INSS irão receber a segunda parcela do 13º salário. Nessa rodada, alguns cidadãos terão uma quantia inferior ao primeiro pagamento uma vez em que o órgão fará os repasses do Imposto de Renda.

Qual o valor do 13º salário do INSS?

O 13º do INSS tem o valor igual ao do benefício recebido mensalmente. As exceções ficam por conta dos seguintes casos:

  • Quem paga imposto de renda terá uma primeira parcela com 50% do valor do benefício regular e uma segunda parcela já com o desconto referente ao IR. Lembrando que aposentados acima de 65 têm direito a isenção extra no imposto.
  • Quem receber benefícios por menos de 12 meses em 2022 receberá um 13º com valor proporcional ao número de meses em que o benefício for pago. Quem tiver o benefício interrompido antes do prazo que estava previsto terá o valor do 13º revisto e poderá ter que devolver o valor depositado a mais.

Quem recebe o 13º salário do INSS?

O 13º salário do INSS é pago para os seguintes benefícios:

  • Aposentadorias
  • Pensão por morte
  • Auxílio por incapacidade temporária (auxília-doença)
  • Auxílio-acidente
  • Auxílio-reclusão

Como consultar o 13º do INSS

Pelo site

  • Acesse o site meuinss.gov.br
  • Clique em “Entrar com Gov.br” (veja aqui como criar essa conta) e faça login
  • No menu principal, clique em “Extrato de Pagamento de Benefício”

Pelo telefone 135

O telefone 135 é a Central de Atendimento do INSS. É possível consultar gratuitamente diversas informações sobre o 13º salário e outros benefícios. Funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Calendário da segunda parcela do 13º salário do INSS

Segunda parcela para quem recebe um salário mínimo:

Final do benefício 1 – 25/5
Final do benefício 2 – 26/5
Final do benefício 3 – 27/5
Final do benefício 4 – 30/5
Final do benefício 5 – 31/5
Final do benefício 6 – 1º/6
Final do benefício 7 – 2/6
Final do benefício 8 – 3/6
Final do benefício 9 – 6/6
Final do benefício 0 – 7/6

Segunda parcela para quem recebe acima de um salário mínimo

Final do benefício 1 e 6 – 1º/6
Final do benefício 2 e 7 – 2/6
Final do benefício 3 e 8 – 3/6
Final do benefício 4 e 9 – 6/6
Final do benefício 5 e 0 – 7/6

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.