Nesta semana, a grife espanhola Balenciaga se tornou alvo de comentários dentro e fora da internet. A marca lançou uma coleção de tênis com aparência suja e rasgada. Este desgaste é proposital, da mesma forma que os moletons da marca que possuem buracos no tecido.
Segundo a imprensa especializada em moda, na cotação atual, o par de tênis “desgastado” pode sair por quase R$ 9,5 mil.
Com o nome de Paris Sneaker”, o tênis é uma uma edição limitada. Foram feitos apenas cem exemplares voltados ao público masculino nas cores branca e preta com letras garrafais que cravam Balenciaga na lateral do calçado.
A idéia por trás do lançamento é de Demna Gvsalia, que disse que a ideia de o tênis sair de fábrica já com aparência de “destruído” remete ao conceito de que ele poderia ser utilizando por toda a vida.
Nas redes sociais, a novidade dividiu as opiniões. Um internauta disse que “A Balenciaga vive de fazer rico de trouxa, né?”. “Agora posso dar desculpa que meu tênis é da nova coleção da Balenciaga, por isso está nesse estado”, disse outro usuário da rede social.
A Balenciaga é uma casa de moda criada pelo estilista espanhol Cristóbal Balenciaga, considerado o arquiteto da alta costura pelo seu amplo conhecimento na confecção dos trajes e utilização de linhas puras contando ainda com o perfeccionismo, que era sua marca. Pertence ao Grupo Gucci desde 2001.
Cristóbal Balenciaga nasceu na Espanha em 1895. Em 1919 abriu a sua primeira casa de costura em San Sebastian (Espanha). Por motivo da Guerra Civil Espanhola mudou-se para Paris (França) e estabeleceu ali a sua casa em 1937.
Tornou-se um dos mais ativos designers de moda do século XX, sendo o responsável por peças de vestuário que se tornaram a base do guarda-roupa feminino contemporâneo, tais como o vestido baby doll, o vestido túnica e o vestido saco.
O seu estilo de linhas depuradas, novas formas e focado nos materiais, tal como a precisão do corte e o virtuosismo das técnicas de costura fizeram dele um dos mais respeitados e influentes costureiros, admirado por clientes, pela imprensa mundial e pelos seus colegas de profissão.