ProUni pode ser utilizado por estudantes de escolas particulares?

Mudança no ProUni deve ampliar o acesso a bolsas através do programa. A Medida Provisória que trata do assunto deve começar a ser aplicada já na seleção do meio desse ano; entenda.

ProUni pode ser utilizado por estudantes de escolas particulares?
ProUni pode ser utilizado por estudantes de escolas particulares? (Imagem: FDR)

Depois de anos sendo utilizado exclusivamente pelos estudantes da rede pública de ensino, no Programa Universidade Para Todos deve ser ampliado e os estudantes da rede particular também poderão utilizá-lo.

No último dia 3 de maio o Senado aprovou todas as emendas da MP 1.075/2021, a partir do texto, estudantes da rede particular de ensino também poderão fazer parte a partir de julho desse ano. Essa Medida Provisória ainda terá que ser sancionada pelo Presidente, o que não deve demorar a acontecer.

Estudantes da rede particular no ProUni

Em síntese, quem fez o ensino médio em escola particular na condição de pagante, ou seja, sem bolsa, poderá participar do programa desde que se enquadre na faixa de renda estabelecida.

Além disso, agora, as vagas serão preenchidas em ordem de prioridade, primeiro serão atendidos os estudantes com deficiência, seguidos por professores da rede pública que vão cursar pedagogia ou licenciatura.

Após eles, as vagas serão preenchidas pelos estudantes em geral na seguinte ordem

  1. Alunos que fizeram todo o ensino médio na rede pública;
  2. Alunos que dividiram o ensino médio entre a rede pública e a privada, com bolsa integral;
  3. Alunos que dividiram o ensino médio entre a rede pública e a privada, com bolsa parcial ou sem bolsa;
  4. Alunos que fizeram todo o ensino médio na rede privada, com bolsa integral;
  5. Alunos que fizeram todo o ensino médio na rede privada, com bolsa parcial ou sem bolsa;

Para Daniel Cara, professor da faculdade de Educação da USP,  a melhoria na educação pública seria o ideal, pois, possibilitaria que os estudantes de baixa renda tivessem mais condições de estudar em uma universidade pública.

“O Prouni é um paliativo. E agora se tornou um paliativo estrutural porque na prática os estudantes das escolas públicas vão concorrer com os estudantes privadas”, afirma Daniel.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.