Maioria dos brasileiros têm mais de 4 cartões de crédito; confira dicas de como lidar sem se endividar

O cartão de crédito pode ser um ótimo aliado em nossas compras. Uma prova disso é que de acordo com uma pesquisa realizada pela Serasa eCred, cerca da metade dos consumidores brasileiros, 47%, possuem quatro ou mais mais cartões de crédito.

Segundo o levantamento:

  • 29% dos brasileiros têm 5 ou mais cartões de crédito;
  • 18% têm 4 cartões de crédito;
  • 23% têm 3 cartões de crédito;
  • 21% têm 2 cartões de crédito;
  • 9% têm somente 1 cartão de crédito

Compras 

Para 34% dos participantes da pesquisa, as compras no supermercado e alimentação são consideradas importantes. Logo depois, 15% dos consumidores utilizam o cartão para compras em farmácia e 14% para a compra de eletrodomésticos. Os demais gastos pagas com o cartão são roupas (11%), viagens (10%) e móveis (10%).

Representando uma porcentagem mais baixa, aparecem os consumidores que usam o cartão para pagar boletos, 6%.

“A pesquisa mostra a relevância do cartão de crédito na vida econômica dos brasileiros, mas ao mesmo tempo acende o alerta sobre os riscos da inadimplência”, disse Amanda Rapouzo, Gerente do Serasa eCred ao g1.

Enrolado com o cartão? Confira dicas para sair das dívidas

  • Saiba exatamente quanto está devendo

É importante saber primeiramente quanto está devendo. Contate a administradora do cartão para pedir o CET (Custo Efetivo Total). Somente com isso, você saberá exatamente o quanto deve. O Procon-RJ explica que isto é um direto de todos os consumidores.

  • Confira suas finanças a fundo

Após saber o tamanho de sua dívida com o cartão de crédito, o momento agora é o de descobrir quanto é possível reservar todos os meses para pagar essa dívida. Faça uma planilha no computador ou em um caderno para ter uma visão geral de suas finanças. É importante ter o controle de tudo que se ganha, os gastos fixos e os eventuais.

  • Negocie a dívida

Após estes primeiros passos, é importante entrar em contato com o cartão e tentar uma negociação especial com a administradora. Uma dica primordial é aceitar a proposta se ela realmente estiver dentro das possibilidades do consumidor. Caso contrário, o consumidor pode se atrapalhar novamente.

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Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.