Nesta quinta-feira (12), a Xp anunciou o lançamento de uma nova plataforma de negociação de criptomoedas, a Xtage. A disponibilização acontece em parceria com a Nasdaqu, a bolsa de tecnologia dos Estados Unidos. A plataforma deve começar a operar totalmente até o final do segundo trimestre.
Os atuais clientes da XP poderão ter acesso à Xtage diretamente no aplicativo já utilizado. De acordo com o diretor de produtos financeiros, Lucas Rabechini, existe a previsão de que o aumento do acesso para fora da base de clientes aconteça no ano que vem.
De modo inicial, a plataforma disponibilizará somente negociação com as moedas digitais bitcoin e ethereum. Apesar disso, a corretora informa que pretende aumentar a oferta de outros criptoativos — ao mesmo passo que evoluírem o apetite de investidores e tendências de mercado.
No momento, a carteira digital (wallet) fica integrada à Xtage, com sistema produzido em parceria com a Bitgo. Esta é uma das maiores custodiantes internacionais, de acordo com a XP.
Segundo Rabechini, essa funcionalidade foi criada para garantir mais segurança aos clientes. A corretora ainda estuda a opção de transferência para wallets pessoais. Contudo, essa implementação ainda não possui data definida.
Anúncio da XP acontece em meio à desvalorização de criptomoedas
O anúncio da Xtage ocorre em um contexto de forte desvalorização de criptomoedas. O bitcoin, desde que registrou a cotação máxima, em novembro do ano passado, registrou perda pela metade.
Devido ao aumento dos juros nos Estados Unidos — para controlar a inflação —, os investidores vêm evitando os ativos de risco.
Segundo o diretor financeiro da XP, Bruno Constantino, o atual momento das moedas digitais “é irrelevante” para o lançamento da nova plataforma.
O executivo declara que este é um projeto de longo prazo, com grande potencial. Segundo ele, “o timing do lançamento está ligado ao desenvolvimento de uma plataforma com segurança, escalabilidade e velocidade para o cliente”.
A iniciativa da XP marca o retorno da corretora a esse mercado. Isso acontece após o lançamento e fechamento da plataforma Xdex. Hoje, a casa de investimentos possui 3,5 milhões de clientes.