Veja qual a idade mínima para solicitar a aposentadoria por idade do INSS

A aposentadoria por idade é um dos vários benefícios concedidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Assim como os outros, ela também possui regras a serem cumpridas para sua concessão, em especial, o requisito da idade conforme sugerido no nome. 

Veja qual a idade mínima para solicitar a aposentadoria por idade do INSS
Veja qual a idade mínima para solicitar a aposentadoria por idade do INSS. (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)

Hoje, o INSS paga quatro tipos diferentes de aposentadoria, sendo por tempo de contribuição; por idade; especial e por invalidez. A aposentadoria por idade do INSS é uma das mais conhecidas, embora pouco se saiba sobre a necessidade de o segurado ter reunido, pelo menos, 180 contribuições para solicitar o benefício. 

A idade mínima para requerer a aposentadoria por idade muda anualmente. Em 2022, os homens precisam ter 65 anos completos e as mulheres, 61 anos e seis meses. No ano que vem, a idade mínima para as mulheres será de 62 anos. Entretanto, em ambos os casos, é essencial ter 15 anos de contribuição junto à autarquia. 

Vale mencionar que a idade mínima para obter este modelo de aposentadoria pode ser reduzida em cinco anos no caso dos trabalhadores rurais de ambos os sexos, visando a continuidade no exercício profissional, seja no formato individual ou por meio de regime de economia familiar. 

Nestes dois últimos casos mencionados, há a inclusão do pequeno produtor rural, pescador artesanal, extrativistas, indígenas, entre outros.  valor da aposentadoria por idade equivale a 70% do valor do salário de benefício, junto ao acréscimo de 1% para cada ano de contribuição do segurado sem ultrapassar o limite de 100%.

Observe o exemplo do segurado com 15 anos de contribuição e que deseja se aposentar por idade aos 65 anos. Neste cenário, o valor do benefício será de 85% do salário de benefício, ou seja, 70% + 15 anos de contribuição = 85% do salário de benefício. Por sua vez, o salário de benefício deve ser calculado com base na média aritmética simples de 80% das maiores contribuições após julho de 1994. 

É importante mencionar que a aplicação do fator previdenciário é facultativa se tratando da aposentadoria por idade. Somente entre o período de janeiro a abril de 2022, o INSS já pagou R$ 65,8 bilhões pela aposentadoria por idade. 

Solicitação da aposentadoria por idade

  • Entre no site Meu INSS;
  • Faça login usando sua conta gov.br (veja aqui como abrir uma conta gov.br)
  • Clique no botão “Novo Pedido”;
  • Digite o nome do serviço/benefício que você quer;
  • Na lista, clique no nome do serviço/benefício;
  • Leia o texto que aparece na tela e avance seguindo as instruções.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.