Vale a pena investir em franquias? Descubra de uma vez por todas

Nos últimos anos, as franquias se tornaram um dos grandes modelos de negócios adotados. O franchising é um negócio que pode ser aproveitado por quem não deseja passar a empreender do zero. Diante dessa possibilidade, muitos se perguntam se vale a pena investir em franquias.

Vale a pena investir em franquias? Descubra de uma vez por todas
Vale a pena investir em franquias? Descubra de uma vez por todas (Imagem: Montagem/FDR)

No mercado, existem diversos modos de aplicar. Apesar disso, muitas pessoas ainda confundem investimentos com despesas e custos. O investimento é quando o dinheiro trabalha pela pessoa.

Renata Feldmann, a CEO da Expandir Franquias e especialista em formação e expansão de marcas nacionais, faz uma definição de investimento.

“Você pode imaginar como uma espécie de namoro, aquele com perspectiva de virar um casamento! Sendo assim, todo dinheiro poupado tem que ser investido, caso contrário vira dinheiro perdido”, declara.

Vale a pena investir em franquias?

A especialista afirma as franquias são uma forma de investir de forma inteligente. O motivo é porque esse modelo parte do princípio de que o cidadão tem riqueza e convida outras pessoas para ajudar a multiplicar seu capital. Em troca, elas lhe darão em troca o trabalho.

Isso acontece quando o empreendedor decide franquear o seu negócio — já que não será somente um convite, mas também uma oportunidade para que investidores se tornem chefes de sua unidade.

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), ao longo do ano de 2020, somente o setor de franquias faturou aproximadamente R$ 167,1 bilhões no Brasil.

Diante disso, Renata destaca que fica claro que as franquias são o canal de expansão que mais possibilitam alcançam alta escala de vendas.

A especialista afirma que o modelo auxilia na capilaridade da marca, produtos e/ou serviços. A franquia também contribui para o melhor controle de padrões e processos do empreendimento. Ela ainda possui menos custos em relação ao trabalho em rede.

Sendo assim, Renata afirma que é possível dizer que, atualmente, o mercado de franquia vem abrindo as portas para diversas marcas e empresários que gostariam de expandir seu negócio.

Neste sentido, a Expandir Franquias criou um infoproduto digital para empresários que gostariam de formatar a sua companhia para crescer com franquias e — de modo prático, rápido e seguro — acessar informações e padronização que necessitam para se tornarem uma Rede.

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.