Concurso do INSS: confira as vagas e remunerações aprovadas pelo Governo Federal

Uma nota técnica foi publicada solicitando a abertura do concurso do INSS. O pedido foi feito pela própria autarquia junto ao Ministério da Economia, visando a disponibilização de 7.839 vagas para efetivar a mão de obra do Instituto Nacional do Seguro Social e suprir as demandas. 

Concurso do INSS: confira as vagas e remunerações aprovadas pelo Governo Federal
Concurso do INSS: confira as vagas e remunerações aprovadas pelo Governo Federal. (Imagem: FDR)

A média de aprovação do edital do concurso do INSS por parte do ministério é de seis meses. Portanto, os candidatos que desejam se preparar com antecedência já devem começar a se preparar para garantir uma vaga. A nota técnica foi publicada pelo INSS no dia 26 abril, reunindo todo o cronograma básico. 

Do total de 7.830 vagas solicitadas para o concurso do INSS, 6.084 consistem no quadro técnico e 1.746 são direcionadas ao quadro de analista de seguro social. A oferta será de uma remuneração de R$ 5.447 e R$ 8.357, respectivamente. Visando auxiliar este clamor, a deputada Vivi Reis reforçou o pedido do INSS. 

A parlamentar aproveitou sua participação na sessão da Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados, para lembrar a crítica situação vivida no instituto devido à greve dos servidores. A mobilização não afeta somente o órgão público, como também os segurados que aguardam a resposta pelos pedidos de aposentadorias, pensões e demais benefícios. 

“Estamos vivendo hoje um verdadeiro desmonte das políticas do INSS. Um processo de sucateamento, em que está sendo reduzido o quadro de trabalhadores e que essa redução, que é por volta de 50% do quadro funcional nos últimos anos, tem causado uma sobrecarga sobre os trabalhadores”, disse.

Recentemente, Tatiane Martins, líder sindical da Federação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps), afirmou que o concurso do INSS será realizado. 

Durante uma reunião entre o Sindicato, o Ministério do Trabalho e Previdência e representantes do Ministério da Economia destacou a aprovação do projeto de lei que autoriza a criação de um novo edital para o tema.

Conforme o relatório publicado, nota-se o destaque para a Secretaria de Gestão de Pessoas do Ministério da Economia, sinalizando positivamente a respeito da execução do concurso. 

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.