Governo Federal se mostra otimista com os impactos do FGTS extraordinário. Nessa semana, o Ministério da Economia se pronunciou sobre a concessão dos valores vinculados ao fundo de garantia. Com os cidadãos recebendo R$ 1 mil, espera-se que o PIB nacional cresça. Entenda como isso te afeta.
Com o país em crise econômica, o Governo Federal vem buscando por alternativa para minimizar os impactos da sua instabilidade política. Recentemente, foi aprovada a concessão do saque extraordinário de R$ 1 mil pelo FGTS.
Situação econômica do Brasil
De acordo com os dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), 75% das famílias brasileiras estão endividadas. O número sinaliza o maior patamar da série histórica da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), iniciada em 2010.
Diante dessa realidade, o poder público federal vem aprovando uma série de pagamentos extras. O 13º salário do INSS foi novamente antecipado e o FGTS extraordinário já está caindo nas contas poupança da população.
“O objetivo esperado dessa medida é ajudar as famílias nesse endividamento”, afirma o secretário de Política Econômica (SPE) do Ministério da Economia, Pedro Calhman.
“Nas liberações anteriores do FGTS teve um impacto muito significativo no pagamento de contas”, prossegue Calhman. Suas afirmações, ele explicou, foram elaboradas com base em um estudo publicado no início do mês pela Secretaria de Política Econômica (SPE).
O relatório garante ainda que o saque extraordinário amenizará “a situação financeira daqueles trabalhadores que estão com a renda comprometida com o pagamento de dívidas ou contas em atraso”.
É esperado que o benefício reduza cerca de 13% dos indicativos de dívida apenas na cidade de São Paulo. “Esse mesmo impacto vai se refletir em todo o país”, prevê o secretário.
Calendário do saque extraordinário do FGTS
- Nascidos em janeiro: 20 de abril;
- Nascidos em fevereiro: 30 de abril;
- Nascidos em março: 04 de maio;
- Nascidos em abril: 11 de maio;
- Nascidos em maio: 14 de maio;
- Nascidos em junho: 18 de maio;
- Nascidos em julho: 21 de abril;
- Nascidos em agosto: 25 de abril;
- Nascidos em setembro: 28 de abril;
- Nascidos em outubro: 1º de junho;
- Nascidos em novembro: 08 de junho;
- Nascidos em dezembro: 15 de junho.