Saiba como se cadastrar no Auxílio Inclusão do INSS

Novo benefício do INSS estimula a contratação de deficientes. Ainda no fim de 2021, a previdência social informou que estaria criando um abono vinculado ao BPC, intitulado de Auxílio Inclusão. Os cidadãos que até então estavam sem exercer as atividades de trabalho, podem ganhar um valor extra de R$ 606. Confira os detalhes.

Saiba como se cadastrar no Auxílio Inclusão do INSS (Imagem: FDR)
Saiba como se cadastrar no Auxílio Inclusão do INSS (Imagem: FDR)

O Auxílio Inclusão nada mais é do que um benefício do INSS que tem como objetivo estimular a contratação dos segurados do BPC. Normalmente, trata-se de um grupo que recebe um salário mínimo pelo poder público, não comprovando vínculo de trabalho por apresentar alguma deficiência ou incapacidade.

No entanto, aqueles que têm condições de exercer alguma prática que se configure como emprego, pode deixar de receber o valor do BPC, para ser contemplado com o salário contratado, somado aos R$ 606 do auxílio inclusão.

Quais as regras para receber o Auxílio Inclusão?

  • Ser beneficiário do BPC e passar a exercer atividade com renda de até 2 salários-mínimos;
  • Ter sido beneficiário do BPC, por qualquer período, nos últimos 5 anos, ter pedido a suspensão do benefício pelo exercício de atividade remunerada, e exercer atividade com renda de até 2 salários-mínimos;
  • Estar enquadrado como segurado obrigatório do RGPS (Regime Geral da Previdência Social) ou como filiado ao RPPS (Regime Próprio de Previdência Social) de qualquer dos entes federativos (União, Estados, Distrito Federal ou municípios);
  • Ter inscrição atualizada no Cadastro Único;
  • Ter inscrição regular no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF);
  • Atender aos critérios do BPC, inclusive quanto à renda familiar mensal por pessoa.

Como solicitar o Auxílio Inclusão?

A solicitação deve ser feita através do Meu INSS. Primeiro, o cidadão deve fazer login na plataforma seguindo os passos abaixo:

  • Acesse o site ou o aplicativo do Meu INSS;
  • Clique em “Crie sua conta Gov.br”;
  • Selecione uma das opções de cadastro disponíveis;
  • Preencha os campos com as informações de cadastro solicitadas;
  • Crie uma senha pessoal segura;
  • Confirme os dados pessoais.
  • Faça login no sistema.

Uma vez conectado no app, vá até a função “novo pedido” e selecione a opção “auxílio-inclusão à pessoa com deficiência”. Na sequência, preencha os dados e reúna os necessários, tais como CPF regular e CadÚnico atualizado.

O órgão tem até 30 dias para analisar o pedido e retornar com a aprovação ou recusa.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.