Nesta quinta, 5, a XP Inc comunicou o lançamento de uma nova conta internacional de investimentos, através da XP Internacional, a corretora internacional americana que pertence ao grupo.
A partir dela, será possível fazer investimentos no exterior através do aplicativo da XP, em qualquer empresa listada nas mais importantes bolsas americanas, NYSE e Nasdaq, sem a necessidade de adquirir BDRs na B3, a Bolsa de valores brasileira.
Através desta conta os clientes passam a ter acesso ainda a outros investimentos offshore. Serão cerca de 10 mil ativos entre ações, ADRs (recibos de ações negociadas fora do Brasil) e REITs (estruturas semelhantes aos Fundos Imobiliários brasileiros).
“Sempre tivemos um canal offshore, mas era um canal mais voltado para clientes ‘private’ (alta renda), e na nossa meta de democratizar os investimentos, de dar acesso a todos os investidores de varejo aos melhores produtos possíveis, estamos construindo agora essa plataforma internacional”, disse o CEO da XP, Thiago Maffra ao InfoMoney.
“Todos os clientes terão acesso a diretamente a investimentos offshore sem complicação. Sem ter que abrir uma offshore, sem ter que passar por um processo de abertura de conta super complicado. Vai ser uma experiência fluida, 100% integrada à nossa conta XP”, complementou.
Para abrir a conta, os interessados não pagam tarifas e eles poderão efetuar transações de câmbio de maneira instantânea, tudo através do aplicativo da XP. Também é prometido o oferecimento de análises, educação financeira internacional e assessoria especializada para que os clientes efetuem seus investimentos no exterior.
Hoje, 6, foi aberta a lista de espera para os clientes elegíveis. É previsto que os clientes selecionados possam começar a usufruir do serviço a partir da segunda semana de junho.
Já no mês de julho, será feita a abertura gradual do serviço para toda base de 3,5 milhões de clientes da XP. De acordo com Lucas Rabecchini, diretor de produtos financeiros da XP, até o fim de setembro, a nova conta já deve estar disponível para todos.
Ele, porém, destaca que o produto “não é indicado necessariamente para todos os clientes”. “Pretendemos dar conteúdo, dar informação, dar educação, dar assessoria para esse cliente, para direcioná-lo nessa jornada. Porque sabemos que essa é uma jornada que é necessário conhecimento”, disse ele ao InfoMoney.