Dia das Mães 2022: confira dicas valiosas para aproveitar descontos e não cair em golpes

Pontos-chave
  • Febraban preparou dicas para a data
  • Consumidores devem ficar atentos nas compras online e presencias
  • É importante proteger os dados pessoais

O Dia das Mães será comemorado neste domingo, 8, e muitos filhos já devem estar correndo atrás do presente especial, tanto através da internet como nas lojas físicas. Em meio a proximidade de uma das datas mais importantes para o comércio, a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) preparou dicas para que os consumidores fiquem mais atentos com seus dados pessoais quando forem fazer compras.

Segundo a Febraban, entre os armadilhas usadas por criminosos para conseguir acesso aos dados pessoais dos consumidores estão falsos sites, emails, mensagens e ligações. Os bandidos tem o objetivo de descobrir dados como nome, CPF, número de cartão de crédito e dados bancários.

De acordo com diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Febraban, Adriano Volpini, os consumidores precisam ficar atentos quanto a ofertas tentadoras, que muitas vezes escondem links maliciosos, que captam dados pessoais e podem causar prejuízos.

“Os criminosos se utilizam da empolgação dos consumidores em fazer um grande negócio para aplicar golpes por meio de anúncios em páginas falsas de empresas de comércio eletrônico, via SMS e WhatsApp e também em posts de redes sociais”, disse Volpini ao Valor Investe.

A entidade destaca que entre os golpes aplicados atualmente, um que está fazendo muitas vítimas é o da falsa central de atendimento e do falso funcionário do banco. Para enganar o consumidor, o criminoso entra em contato com a vítima dizendo que sua conta foi invadida ou clonada e, a partir daí, pede que a vítima informe os dados pessoais e financeiros.

“E até mesmo pede para que ela ligue na central do banco, no número que aparece atrás do seu cartão, mas o fraudador continua na linha para simular o atendimento da central e pedir os dados da sua conta, dos seus cartões e, principalmente, a sua senha quando você a digitar”, explicou a entidade.

A Febraban alerta que os clientes que receberem este tipo de contato deve desconfiar no mesmo momento. Isto pois nenhum banco liga para o cliente solicitando que ele informe a senha ou número do cartão, assim como não solicita que sejam efetuadas transferências ou pagamentos.

“O banco nunca liga para o cliente pedindo senha nem o número do cartão e também nunca liga para pedir para realizar uma transferência ou qualquer tipo de pagamento”, disse a Febraban.

Dicas para comprar no Dia das Mães sem cair em golpes 

YouTube video player
Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.
Sair da versão mobile