Como atualizar os meus dados no Cadastro Único pela internet?

O Cadastro Único ou CadÚnico é um banco de dados usado pelo governo federal, estados e municípios para conceder benefícios sociais, como o Auxílio Brasil, o Bolsa Família, a Tarifa Social de Energia Elétrica, o BPC, isenção em concursos públicos, entre outros.

Para ter acesso a esses benefícios é importante manter as informações no CadÚnico atualizadas. É preciso atualizar o cadastro no máximo 2 anos depois da última atualização.

Além disso, o governo faz revisões constantes no banco de dados e, se alguma informação desatualizada for detectada, como falecimento ou mudança de um membro da família e mudança da renda, o usuário é convocado a atualizar o cadastro também.

A atualização também é importante para que a família não seja excluída do CadÚnico, algo que normalmente ocorre depois de 4 anos sem atualização.

Para se cadastrar pela primeira vez no Cadastro Único ou informar alguma alteração na situação familiar, é preciso se dirigir a uma unidade do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) ou outro órgão responsável pelos procedimentos no seu município.

Atualizar o CadÚnico pela internet

A atualização do CadÚnico pela internet só é possível quando não houve nenhuma alteração na situação familiar, como: mudança ou falecimento de algum membro, mudança na renda de um ou mais membros, matrícula pela primeira vez ou mudança de escola de membro menor de idade, etc.

É possível atualizar o cadastro pelo site cadunico.dataprev.gov.br ou pelo app do CadÚnico. Confira o passo a passo:

  1. Acesse o app ou site. O app está disponível na Play Store e na Apple Store;
  2. Algumas opções aparecerão logo na primeira tela. É preciso clicar em “Atualização cadastral por confirmação”;
  3. O usuário deverá fazer login com o CPF e a senha da conta Gov.br (veja como criar uma conta Gov.br);
  4. Serão mostrados os blocos de Endereço da Família e Composição Familiar. Recomenda-se começar pelo bloco de Endereço da Família e depois passar ao de Composição Familiar. O usuário deverá conferir se todas as informações apresentadas continuam inalteradas;
  5. No bloco de Composição Familiar, o usuário será questionado se houve alteração no número de membros da família. Em seguida, será preciso confirmar se os dados relativos a cada membro continuam os mesmos;
  6. O usuário deverá, então, selecionar a opção em que confirma a veracidade dos dados informados;
  7. Por fim, será preciso clicar no botão “Confirmar dados do Cadastro Único”.

Outras opções no app

O app também oferece outras opções aos usuários, como:

  • Conferir a situação do cadastro, se está atualizado ou não
  • Fazer o pré-cadastro, que agiliza o procedimento a ser realizado presencialmente
  • Emitir comprovante de cadastro
  • Conferir a quais benefícios o usuário tem acesso
  • Ver os postos de atendimento mais próximos

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Amaury Nogueira
Amaury da Silva Nogueira é bacharelando em Letras/Edição pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Apaixonado pelo universo da escrita, atua há dois anos como redator e realiza pesquisas sobre história da edição no Brasil. Além disso, atualmente pesquisa também sobre direitos e benefícios sociais para agregar conhecimento na redação do portal de notícias FDR.