Auxílio Brasil deve sair do teto de gastos do governo; entenda os impactos da medida

Governo Federal avaliar mudar os repasses do Auxílio Brasil. Uma reportagem especial do Jornal Estadão informou que o presidente Jair Bolsonaro e seus aliados desejam retomar o debate sobre retirar os gastos do programa social do teto orçamentário do poder público. A medida, no entanto, apresenta riscos para a população. Entenda.

Auxílio Brasil deve sair do teto de gastos do governo; entenda os impactos da medida (Imagem: Montagem/FDR)
Auxílio Brasil deve sair do teto de gastos do governo; entenda os impactos da medida (Imagem: Montagem/FDR)

Uma proposta já debatida pelo Governo Federal em 2021 volta a ser assunto na agenda presidencial. Bolsonaro está dialogando com sua equipe para propor uma dobradinha fiscal em 2023. De acordo com a apuração do Estadão, o chefe de estado deseja alterar as regras financeiras do país tirando o Auxílio Brasil do teto de gastos.

O que isso significa?

Ao tirar o programa do teto financeiro do governo, Bolsonaro abre margem para novos gastos administrativos. Além disso, o programa também passa a ter “passe livre”, ou seja, não há uma limitação em seus gastos e nem tão pouco a fiscalização dos valores repassados.

De acordo com fontes internas, o presidente vem cobrando a sua equipe econômica novos espaços de investimento. O principal incentivador dessa decisão é o seu desejo de renovação de mandando diante da campanha eleitoral de 2022.

A proposta em debate sugere que o piso de R$ 400 do programa passe a ser quitado sem afetar o teto fiscal do poder público. É válido ressaltar que a quantia já tinha sido incorporada nas contas do governo de 2023 na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que serve para orientar o Orçamento.

Atualmente, o programa terá um custo anual de R$ 47,4 bilhões.

Como isso afeta os beneficiários do Auxílio Brasil?

Para quem atualmente está sendo contemplado, a aprovação do orçamento fora do teto de gastos não tem um impacto direto no que diz respeito a concessão do abono. No entanto, para a população de modo geral, a medida pode gerar um rombo no orçamento público.

Isso implica dizer que o Brasil pode adentrar em uma crise econômica ainda maior, além de ter suas leis fiscais violadas. É preciso que a contabilidade pública seja acompanhada dentro dos regimentos legais de modo que assim torne-se possível entender o que vem sendo feito com o dinheiro do estado.

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.