Como consultar meu extrato de pagamentos pelo INSS?

Segurados do INSS podem consultar o saldo de suas contas sem sair de casa. Se você está em dúvidas quanto aos valores pagos pela previdência social, fique atento. Atualmente é possível verificar o seu extrato através do site e aplicativo do Meu INSS. O procedimento é gratuito e pode ser feito em até 10 minutos. Confira!

Como consultar meu extrato de pagamentos pelo INSS? (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)
Como consultar meu extrato de pagamentos pelo INSS? (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)

Atualmente se deslocar até uma instituição bancária tem sido uma prática cada vez menos adotada pela população. No caso dos segurados do INSS que desejarem consultar seus extratos de pagamento, o procedimento já pode ser realizado integralmente pela internet.

Para isso, basta se conectar ao Meu INSS que funciona tanto em site, quanto na sua versão de aplicativo. Confira o passo a passo abaixo:

Como consultar o extrato do INSS pelo site da previdência

  • Acesse o site “Meu INSS” – o endereço de acesso: Meu INSS;
  • Clique na opção “Serviços”;
  • A opção fica no menu superior direito – Selecione a opção “Extratos/certidões/declarações”;
  • No próximo menu, clique em “Extrato de pagamento de benefício”;
  • Na tela seguinte, clique no calendário – ajuste o período que deseja retirar o extrato do pagamento do seu benefício;
  • A relação com os pagamentos recebidos no período será exibida – Caso deseje imprimir ou salvar o extrato, clique na opção “Baixar PDF”. 

Como consultar o saldo pelo app do Meu INSS

  1. Acesse o aplicativo com sua senha criada no Gov.br;
  2. Toque no menu principal, os três pontos ou barras no alto da tela;
  3. Selecione “Extrato de pagamento de benefício”; Toque no calendário e selecione o período que deseja consultar;
  4. A tela exibirá o extrato com os pagamentos recebidos no período escolhido;
  5. Para imprimir ou salvar, clique no botão “Baixar PDF”.

Mas como faço login no Meu INSS?

O procedimento de login deve ser feito através do repasse dos seus dados de identificação pessoal. Para quem já tem uma conta no Meu INSS, basta informar o nome completo e senha de acesso.

Já para quem vai se conectar pela primeira vez, se faz necessário o registro no Gov.br, confira:

  • Baixe o aplicativo Meu Gov.br;
  • Clique no botão “Entrar com gov.br”;
  • Clique em “Crie sua conta”;
  • Selecione uma das opções de cadastro disponíveis (validação facial, Banco do Brasil, Internet Banking, número do CPF, Certificado Digital ou Certificado Digital em nuvem);
  • Preencha os campos com as informações de cadastro solicitadas;
  • Selecione a opção que deseja ativar conta, e-mail ou sms;
  • Preenche o conteúdo da opção (conta de e-mail ou telefone celular);
  • Clique no botão “Avançar”;
  • Digite o código de acesso e clique na opção “Avançar”;
  • Crie uma senha pessoal segura;
  • Clique em “Concluir”;

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Doutoranda e mestra em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a coordenação de edição dos Portais da Grid Mídia e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas socias e economia popular. Iniciou sua trajetória no FDR há 7 anos, ainda como redatora, desde então foi se qualificando e crescendo dentro do grupo. Entre as suas atividades, é responsável pela gestão do time de redação, coordenação da edição e analista de dados.