Segurados do INSS podem consultar o saldo de suas contas sem sair de casa. Se você está em dúvidas quanto aos valores pagos pela previdência social, fique atento. Atualmente é possível verificar o seu extrato através do site e aplicativo do Meu INSS. O procedimento é gratuito e pode ser feito em até 10 minutos. Confira!
Atualmente se deslocar até uma instituição bancária tem sido uma prática cada vez menos adotada pela população. No caso dos segurados do INSS que desejarem consultar seus extratos de pagamento, o procedimento já pode ser realizado integralmente pela internet.
Para isso, basta se conectar ao Meu INSS que funciona tanto em site, quanto na sua versão de aplicativo. Confira o passo a passo abaixo:
Como consultar o extrato do INSS pelo site da previdência
- Acesse o site “Meu INSS” – o endereço de acesso: Meu INSS;
- Clique na opção “Serviços”;
- A opção fica no menu superior direito – Selecione a opção “Extratos/certidões/declarações”;
- No próximo menu, clique em “Extrato de pagamento de benefício”;
- Na tela seguinte, clique no calendário – ajuste o período que deseja retirar o extrato do pagamento do seu benefício;
- A relação com os pagamentos recebidos no período será exibida – Caso deseje imprimir ou salvar o extrato, clique na opção “Baixar PDF”.
Como consultar o saldo pelo app do Meu INSS
- Acesse o aplicativo com sua senha criada no Gov.br;
- Toque no menu principal, os três pontos ou barras no alto da tela;
- Selecione “Extrato de pagamento de benefício”; Toque no calendário e selecione o período que deseja consultar;
- A tela exibirá o extrato com os pagamentos recebidos no período escolhido;
- Para imprimir ou salvar, clique no botão “Baixar PDF”.
Mas como faço login no Meu INSS?
O procedimento de login deve ser feito através do repasse dos seus dados de identificação pessoal. Para quem já tem uma conta no Meu INSS, basta informar o nome completo e senha de acesso.
Já para quem vai se conectar pela primeira vez, se faz necessário o registro no Gov.br, confira:
- Baixe o aplicativo Meu Gov.br;
- Clique no botão “Entrar com gov.br”;
- Clique em “Crie sua conta”;
- Selecione uma das opções de cadastro disponíveis (validação facial, Banco do Brasil, Internet Banking, número do CPF, Certificado Digital ou Certificado Digital em nuvem);
- Preencha os campos com as informações de cadastro solicitadas;
- Selecione a opção que deseja ativar conta, e-mail ou sms;
- Preenche o conteúdo da opção (conta de e-mail ou telefone celular);
- Clique no botão “Avançar”;
- Digite o código de acesso e clique na opção “Avançar”;
- Crie uma senha pessoal segura;
- Clique em “Concluir”;