Disney tem benefícios fiscais cortados na Flórida por motivo polêmico; confira

Disney tem benefícios fiscais cortados na Flórida por motivo polêmico. O embate entre a companhia e o governo do Partido Republicano do estado pode provocar perda dos direitos autorais de personagens importantes como o Mickey Mouse.

A guerra aberta entre Disney e governo do estado americano da Flórida se dá por conta da promoção de temas LGBTQ+. O governador Ron DeSantis realizou o corte da isenção fiscal da companhia, em decorrência da batalha entre os lados referente às temáticas de minorias sexuais e de gênero, e minorias étnicas. 

Projeto de Lei regula educação sexual nas escolas públicas

Recentemente, DeSantis aprovou o Projeto de Lei dos Direitos dos Pais na Educação, o projeto regula a educação sexual em escolas públicas do estado e proíbe que questões relacionadas à orientação sexual e de identidade de gênero sejam tratadas em salas de aulas da creche até a terceira série.

 Ao apresentar a lei, o governador reafirmou sua posição contrária à educação sexual. “Os pais mandam seus filhos para a escola para educação, não para doutrinação militante”, disse DeSantis. Após a terceira série, a lei estipula que a educação sexual é permitida mediante ao uso de material didático “adequado à idade dos alunos”.

 Presença da Disney na Flórida e posicionamento trava embate

É na Flórida onde fica localizado o maior parque da Disney, sendo também o maior parque de diversões do mundo. Contando com 80.000 funcionários, o parque recebeu uma média de 58 milhões de visitantes anuais.

Com a forte presença dos ideais conservadores no estado, a companhia sofre com a pressão governamental e de apoiadores das ideias de Ron DeSantis. Uma pressão contrária na Disney surge por parte dos funcionários da própria empresa, estes acusam o CEO, Bob Chapek, de não defender minorias sexuais oprimidas pelo Projeto de Lei.

Após pressão, o executivo cedeu e se declarou contra a lei estadual. Como resposta, o governador cancelou a isenção fiscal da Disney na Flórida.

Disney é alvo de conservadores

Enquanto isso, no Congresso de Washington, o congressista republicano Jim Banks, do estado de Indiana, em proposta apresentou a tentativa de reavaliação dos direitos autorais que protegem o Mickey Mouse. 

Nos últimos anos, a Disney tem sido alvo dos conservadores estadunidenses em decorrência dos seus produtos mais recentes que buscam incluir as minorias em suas representações. 

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Hannah Aragão
Graduanda em jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco, a UFPE. Atuei em diferentes áreas da comunicação, como endo marketing, comunicação estratégica e jornalismo impresso. Atualmente me dedico ao jornalismo online na produção de matérias para o FDR.