Fim do Império? Netflix passa por momentos delicados; entenda

Desde a última terça-feira (19), quando foram divulgados os resultados do primeiro trimestre, as ações da Netflix vêm registrando forte queda. Após a publicação dos números, o megainvestidor Bill Ackman, fundador e CEO da Pershing Square Capital Management, vendeu sua participação na empresa.

Na última quinta-feira (21), Bill Ackman anunciou que vendeu suas ações da Netflix. Isso aconteceu três meses após ele ter comprado 3,1 milhões de papéis da companhia de streaming. A venda ocorreu com prejuízo de cerca de US$ 400 milhões.

Em contraponto ao comunicado recente, em janeiro, o bilionário tinha defendido o investimento na empresa. Ele defendia que havia um horizonte de longo prazo — e declarou que “os melhores investimentos da Pershing Square se deram quando outros investidores, com horizontes de curto prazo, descartaram companhias”.

Quando Bill Ackman tinha comprado as ações, em alguns dias de janeiro, o preço era de aproximadamente US$ 360 por ação. Já no fechamento da última quarta-feira (20), os ativos estavam sendo avaliados a US$ 226,19.

Ações da Netflix despencam após empresa registrar perda de assinantes

Os resultados financeiros do primeiro trimestre da Netflix foram abaixo do previsto pelo mercado. No período, a plataforma registrou uma perda de 200 mil assinantes. Essa foi a primeira queda em dez anos.

De acordo com carta publicada, isso fez com que a Pershing Square perdesse “a confiança em sua capacidade de prever as projeções futuras da empresa.

Em carta aos investidores, Ackman citou alterações planejadas no modelo de negócios da plataforma de streaming. Exemplos disso são a repressão ao compartilhamento de contas e a disponibilização de um plano de assinatura com anúncios pagos.

Segundo o bilionário, a perda com o investimento da Netflix resultou em perda de 4 pontos percentuais nos retornos deste ano da Pershing Square. Com isso, os fundos ficaram aproximadamente 2% abaixo no total do mesmo período.

Nos últimos seis meses, a Netflix perdeu dois terços de seu valor de mercado. Em algum de seus mercados, a empresa de streaming vem passando por saturação.

Além disso, a Netflix tem sofrido com a concorrência forte de companhias como Apple, Disney e Warner Media. Para ingressar no mercado de streaming, essas concorrentes gastaram bilhões de dólares.

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.