Meu INSS: quais serviços online posso acessar no app?

Há tempos o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já possuía um site para atender algumas demandas dos segurados de modo online. Mas com o passar do tempo e com as restrições impostas pela Covid-19 foi necessário aprimorar este serviço, criando-se a plataforma Meu INSS

Meu INSS: quais serviços online posso acessar no app?
Meu INSS: quais serviços online posso acessar no app?(Imagem: Marcos Rocha/ FDR)

O Meu INSS está disponível em site e aplicativo para android e iOS, disponibilizando quase todos os serviços da autarquia de forma online. Assim, é possível reforçar as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) que dispõem sobre o distanciamento e isolamento social em virtude da proliferação e contaminação do novo coronavírus. 

No entanto, é importante mencionar que, para aqueles que não têm acesso ou que possuem dificuldades em manusear dispositivos eletrônicos, os serviços também estão disponíveis através da Central de Atendimento pelo número 135. 

Serviços disponíveis no Meu INSS

Através do Meu INSS, o segurado do instituto consegue realizar o envio de documentos, sejam eles escaneados ou fotografados, como no caso do atestado médico, o mais comum deles.

Para realizar este procedimento, basta acessar o Meu INSS e selecionar a opção “Agendar Perícia”, em seguida, clicar em “Perícia Inicial” e ao surgir a questão “Você possui atestado médico?”, o usuário deve responder “sim” e anexar o respectivo documento. 

Veja abaixa a lista de alguns dos serviços disponíveis pela plataforma:

  • Aposentadoria por idade;
  • Aposentadoria por tempo de contribuição; 
  • Salário maternidade; 
  • Pensão por morte; 
  • Auxílio-doença;
  • Seguro-desemprego do pescador artesanal;
  • Benefícios assistenciais; 
  • Certidão de tempo de contribuição;
  • Alterar local ou forma de pagamento;
  • Cadastrar ou renovar procuração ou representante legal;
  • Solicitar pagamento de benefício não recebido;
  • Recurso e revisão, entre outros. 

Lembrando que ao fazer a solicitação de qualquer um dos serviços mencionados acima, o usuário consegue acompanhar todas as etapas do processo. Basta que ele salve o protocolo de requerimento, o qual também poderá ser fornecido em atendimentos tanto pelo site ou aplicativo, quando pela Central de Atendimento 135. 

Acesso ao Meu INSS

Entretanto, antes de mais nada, o beneficiário precisa saber como realizar o acesso ao Meu INSS. Sendo assim, ele pode acessar a seção Meu INSS hospedada no site do instituto, ou instalar o aplicativo Meu INSS no aparelho celular.

Na sequência, basta fazer um cadastro e criar uma senha. Ressaltando que, se desejar, o usuário também pode adquirir uma senha provisória pelo site de algumas instituições bancárias. É importante dizer que tanto o site do INSS quanto a Central de Atendimento 135, funcionam de segunda-feira a sábado, das 07 às 22h. 

Prazos do Meu INSS

Por fim, o INSS reforça que aqueles segurados que forem notificados por meio de sms ou e-mail informando alguma pendência, não devem se preocupar. Pois, conforme citado anteriormente, toda a documentação capaz de comprovar qualquer fato, pode ser enviada pela plataforma. 

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.