Imposto de Renda 2022: GCAP passa por instabilidades; saiba como proceder

Nesta terça-feira (26), o programa de ganho de capital (GCAP 2021), da Receita Federal, passou por instabilidades. Por conta disso, os contribuintes que que desejam entregar a declaração do Imposto de Renda 2022 enfrentaram dificuldades, segundo apurado pelo InfoMoney.

Imposto de Renda 2022: GCAP passa por instabilidades; saiba como proceder
Imposto de Renda 2022: GCAP passa por instabilidades; saiba como proceder (Imagem: FDR)

O GCAP é usado para calcular o imposto sobre a venda de bens ou direitos, e também liquidação ou resgate de aplicações financeiras adquiridas em moeda estrangeira.

Em nota, a Receita Federal confirmou a instabilidade. O Fisco também informou que o problema será solucionado ainda esta semana.

Na semana passada, o Fisco declarou que o GCAP seria atualizado para a versão 1.4, após o programa começar a emitir Documentos de Arrecadação de Receitas Federais (Darfs) com o prazo de vencimento de 29 de abril (data limite da entrega até a prorrogação para 31 de maio).

No entanto, após a correção da data de vencimento do Darf, no feriado de Tiradentes, a versão recente continua instável.

De modo a tornar o processo facilitado, o contribuinte calcula os valores no GCAP. Após isso, a pessoa importa as informações dentro do programa principal da declaração de IRPF.

Segundo usuários nas redes sociais, não tem sido possível importar os dados do GCAP para o programa gerador do IR.

Como proceder diante da instabilidade no GCAP

De acordo com a Receita Federal, os programas GCAP e gerador funcionam aos pares. Até semana passada, os dois estavam na versão 1.3. Apesar disso, o GCAP ainda estava emitindo o Darf com o prazo de 29 de abril.

Diante disso, a Receita informa que antecipou e lançou a versão GCAP 1.4, emitindo os Darf com vencimento para 31 de abril.

Contudo, a versão 1.4 do programa gerador — que possibilitará a importação dos dados da versão 1.4 do GCAP — será lançada nesta semana.

A recomendação é que o contribuinte espere até o final desta semana para completar a declaração, juntando as duas versões dos programas. Assim, a pessoa poderá evitar erros.

O Fisco alega que, hoje, quem gostaria, urgentemente, de importar os dados do ganho de capital com a versão 1.4 do GDC IRPF, precisa manter a versão 1.3 do GCAP.

Para descobrir a versão do IRPF 2022 instalada no computador, basta observar no canto superior direito da tela do programa. Hoje, a versão mais recente é a 1.3.

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.