A Neoenergia, companhia do setor elétrico que atende diversos estados brasileiros, gosta de inovar quando se trata de atendimento ao cliente. Desde 2020, a empresa oferece pagamento via PIX e acesso a serviços pelo WhatsApp, como consulta ao valor da conta de luz. Agora, os clientes de Pernambuco também poderão solicitar religação de energia e troca de titularidade da conta através do aplicativo de mensagens instantâneas.
Para acessar os serviços da Neoenergia pelo WhatsApp é bem simples. Basta enviar uma mensagem pelo app para um dos seguintes números, dependendo do estado em que o cliente residir:
- Neoenergia Coelba (Bahia): (71) 3370-6350
- Neoenergia Celpe (Pernambuco): (81) 3217-6990
- Neoenergia Elektro (São Paulo e Mato Grosso do Sul): (19) 2122-1696
- Neoenergia Cosern (Rio Grande do Norte): (84) 3215-6001
- Neoenergia Brasília (Distrito Federal): (61) 3465-9318
Em seguida, um bot enviará uma mensagem de boas-vindas, na qual já aparecem várias opções de serviços. Basta que o consumidor digite o número do serviço desejado e o bot informará quais os próximos passos a serem realizados.
Quem mora em Pernambuco, por exemplo, e deseja receber a fatura digital, deve digitar o número 5. Em seguida, será preciso digitar o CPF ou CNPJ e se cadastrar para começar a receber a fatura digital por e-mail, SMS ou WhatsApp. Os consumidores do estado que desejarem trocar a titularidade da conta de luz devem digitar o número 7, para que o bot envie as instruções de como realizar o procedimento.
As opções variam conforme o estado em que o cliente se encontrar. De modo geral, são oferecidos os seguintes serviços pelo WhatsApp:
- Segunda via da conta de luz
- Fatura digital
- Código para pagamento via PIX
- Religação
- Reportar falta de energia
- Negociar dívidas
- Nova ligação
- Denúncias, entre outros
Quem preferir conversar com um atendente humano também pode solicitar essa opção pelo app.
A Neoenergia tem sido pioneira no uso de novas tecnologias para se relacionar com seus clientes. A empresa também conta com apps próprios, dedicados às regiões em que atua, atendimento por site, redes sociais, como Instagram e Facebook, além de SMS e ligação telefônica.
O atendimento por WhatsApp, no entanto, tem se mostrado um dos mais eficientes. Somente em 2021, foram 12 milhões de solicitações pelo mensageiro, realizadas por 3,6 milhões de clientes.