Imposto de Renda: Receita Federal abre consulta ao lote residual de restituição

Nesta segunda-feira (25), a Receita Federal abriu a consulta ao lote residual de restituição do Imposto de Renda de abril de 2022. Este lote comtempla restituições residuais de exercícios anteriores.

Imposto de Renda: Receita Federal abre consulta ao lote residual de restituição
Imposto de Renda: Receita Federal abre consulta ao lote residual de restituição (Imagem: Montagem/FDR)

No dia 29 de abril, o crédito bancário será realizado para 210.153 contribuintes. O valor total será de R$ 180.556.530,18. Desse todo, R$ 72.376.567,04 se refere a quantia de contribuintes que possuem prioridade legal, sendo:

  • 3.188 contribuintes idosos acima de 80 anos;
  • 25.119 contribuintes entre 60 e 79 anos;
  • 2.295 contribuintes com alguma deficiência mental ou física ou moléstia grave; e
  • 9.203 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Além disso, 170.448 contribuintes não prioritários serão contemplados com o crédito bancário.

Como consultar o lote residual de restituição do Imposto de Renda

Para verificar se a restituição está disponível, o contribuinte precisa acessar a página da Receita Federal, clicando em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”. A Receita Federal também disponibiliza um aplicativo para smartphones e tablets para a consulta.

A página da Receita Federal também disponibiliza orientações e canais de prestação do serviço, possibilitando uma consulta simplificada ou uma consulta completa da situação de declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no portal e-CAC.

Caso o cidadão identifique alguma pendência na declaração, há a possibilidade de retificar o documento. Neste caso, a pessoa corrigirá as eventuais informações que estejam equivocadas.

Pagamento da restituição do Imposto de Renda

O pagamento da restituição é feito diretamente na conta bancária indicada na declaração do IRPF. Caso, por alguma razão, o crédito não seja feito (se a conta foi desativada, por exemplo), o dinheiro ficará disponível para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Nesta situação, o contribuinte poderá reagendar o crédito das quantias pelo Portal BB, ou ligando para Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Se a pessoa não resgatar o dinheiro da restituição em até um ano, será necessário requerer pelo portal e-CAC, acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e entrando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária“.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.