Banco Central Europeu ‘lava roupa suja’ ao falar do Bitcoin; entenda

Nesta segunda, 25, Fábio Panetta, membro do conselho do Banco Central Europeu (BCE), disse que o bitcoin é um esquema Ponzi. Panetta acrescentou sua fala afirmando que a culpa são de reportagens que exibem os históricos positivos de preços da criptomoeda.

Um outro ponto de destaque no discurso de Fábio foi o elogio ao conhecimento tecnológico de Satoshi Nakamoto, criador do Bitcoin. Porém, ele disse que Nakamoto não era especialista em dinheiro. Desta forma, Panetta afirmou que o Bitcoin é uma “utopia anarquista”.

Na quinta feira da semana passada, a respeito de conhecimento sobre dinheiro, Kristalina Georgieva, diretora do FMI, disse que eles não sabiam que imprimir resultaria em inflação. Por conta disso, é difícil respeitar a opinião do Fábio Panetta.

Bitcoin é Esquema Ponzi

Mesmo que o bitcoin tenha sido o ativo que conseguiu bater a marca de US$1 trilhão mais rapidamente em 12 anos, muitos ainda não se convenceram que a moeda chegou para ficar. Uma destas pessoas é justamente o membro do conselho do Banco Central Europeu, Fábio Panetta, que voltou a atacar a criptomoeda enquanto pedia uma maior regulação no setor.

“Seu whitepaper de 2008 mostra um grande fascínio por tecnologia, principalmente criptografia, mas não necessariamente uma compreensão profunda de questões de pagamento e dinheiro. Eles (Satoshi Nakamoto) aspiravam realizar uma utopia anarquista de uma moeda estável livre do escrutínio público”, disse ele.

Fábio admite que já se passaram quase 15 anos desde então, porém, em sua visão, o aumento do preço do bitcoin acabará, acreditando que se trata de uma bolha. Ele cita como culpados para isso, ele cita “cripto-evangelistas que prometem um paraíso na terra”.

No entanto, é importante destacar que o valor do bitcoin, que é limitado matematicamente a 21 milhões de unidades, também é um reflexo da perda de poder de compra de moedas fiduciárias, que é decorrente da impressão desenfreada de novas moedas.

Por fim, voltando a falar do discurso de Panetta, ele diz que muitas pessoas estão adquirindo tanto o bitcoin como outras moedas digitais sem conhecer o assunto. Ele aponta novamente culpados, desta vez, os dados históricos que mostram o crescimento dos preços.

“Como em um esquema Ponzi, essa dinâmica só pode continuar enquanto um número crescente de investidores acreditar que os preços continuarão a aumentar […] Até que o entusiasmo desapareça e a bolha estoure.”

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.