Enem 2022: Inscrições começam em breve; confira datas importantes

Após encerramento do período de solicitação de isenção, as inscrições no Enem 2022 devem abrir em poucos dias. Todos os estudantes que pretendem participar da prova devem se inscrever através do portal.

Enem 2022: Confira as datas importantes do programa que abre inscrições em breve
Enem 2022: Confira as datas importantes do programa que abre inscrições em breve (Imagem: FDR)

A próxima etapa da aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio desse ano é a inscrição dos estudantes, que acontece entre os dias 9 e 20 de maio apenas pela internet; por enquanto quem não foi contemplado com a isenção pode entrar com recurso até a próxima sexta-feira, 29.

Com o Enem 2022 os estudantes brasileiros terão a oportunidade de concorrer as vagas em cursos de nível superior, até mesmo fora do país em instituições parceiras que aceitam o desempenho no exame.

Calendário Enem 2022

Confira abaixo as datas importantes dessa edição do exame:

  • Pedido de isenção e justificativa de ausência: 4 a 15 de abril
  • Resultado dos pedidos de isenção: 22 de abril
  • Recurso do pedido de isenção: 25 a 29 de abril
  • Resultado do recurso: 6 de maio
  • Período de inscrições: 9 a 20 de maio
  • Aplicação do exame: 13 e 20 de novembro

Formas de usar a nota do Enem 2021

Prouni

Com o Programa Universidade Para Todos é possível conseguir uma bolsa de estudo integral (100%) ou parcial (50%) em instituições particulares.

SiSU

Sistema de Seleção Unificada atualmente já substitui o vestibular em muitas instituições. Com ele o estudante concorre a uma vaga em universidades públicas (estaduais ou federais, incluindo os institutos).

Fies

Fundo de Financiamento Estudantil é organizado pelo Governo Federal onde ele paga pelos seus estudos apenas após concluir a sua fprmação.

Seleção interna

Acontece quando s própria instituição realiza processos seletivos usando a nota do exame; em alguns processos seletivos o desempenho dos estudantes pode garantir descontos.

Ingresso em instituições internacionai

Há alguns anos, desde 2014, a nota do exame é aceita em instituições fora do Brasil, as mais procuradas são as portuguesas. As seleções são feitas pelas próprias instituições que criam regras própria.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.