A Páscoa deste ano foi um pouco mais salgada para os brasileiros em comparação com anos anteriores e muitos podem até não ter achado motivos para comemorar a data. Mas para o Grupo CRM, que controla as marcas Kopenhagen e Brasil Cacau, o período trouxe resultados muito animadores.
Em relação ao evento de 2021, a holding como um todo teve aumento de 45% no faturamento. O bom desempenho foi puxado pela Kopenhagen, que teve aumento de 60% nas vendas, melhor resultado para o período desde a fundação da marca em 1928. Somente em ovos de Páscoa, foram comercializados mais de 3 milhões de unidades.
O grupo passou por mudanças recentemente, realizadas depois da aquisição de participação majoritária pela gestora de private equity Advent, em 2020. As marcas Kopenhagen e Cacau Brasil adotaram estratégias mais específicas, focadas em mercados diferentes. Também houve uma reformulação no quadro de gestores, com a contratação de Alberto Carvalho, ex-CEO da P&G, para o conselho de administração e a promoção de Renata Moraes Vichi para a posição de CEO do grupo.
Estimulada pelas circunstâncias surgidas com a pandemia, a holding apostou pesado no comércio eletrônico, responsável por 20% do faturamento durante a Páscoa. Além da parceria com plataformas já consagradas, como os apps de delivery iFood e Rappi, o Grupo CRM investiu R$ 5 milhões na criação de um aplicativo próprio e um e-commerce.
Mas foi o retorno das compras físicas que possibilitou o desempenho surpreendente nesta Páscoa. Após um 2020 repleto de desafios, a Kopenhagen e a Brasil Cacau já haviam conseguido expandir em 20% as vendas na Páscoa de 2021 em relação à 2019, último ano antes da pandemia.
Com a melhora nos resultados recentes, houve expansão significativa das lojas físicas, a maioria mantida pelo modelo de franchising. Atualmente, são 500 lojas da Kopenhagen e 400 da Brasil Cacau. A expectativa é abrir mais 135 até o fim do ano, ultrapassando a marca de 1.000 estabelecimentos. O grupo conta, ainda, com a rede de cafeterias Kop Koffe, criada em 2019.
Outra aposta recente do Grupo CRM são as lojas flagship, estabelecimentos de grande porte que podem abarcar mais de uma marca. A primeira desse modelo foi aberta no Itaim, bairro nobre da capital paulista, e outras unidades devem ser abertas em outros grandes centros do país.