IPVA: vale a pena parcelar o imposto? Confira a decisão tomada por 61% das pessoas

Parcelar o IPVA é uma opção, mas é importante avaliar se vale mesmo a pena parcelar o imposto. Em levantamento feito pela Zapay, cerca de 61% dos usuários afirmam ter aderido ao formato de pagamento em 2022.

O estudo foi realizado na base de dados da Zapay, uma startup especializada em serviços de parcelamento de débitos. Entre os usuários que optaram pelo parcelamento do IPVA, a divisão em 12 vezes foi a modalidade mais escolhida em todo Brasil.

Mais detalhes da pesquisa

Do total de respondentes que aderiram ao pagamento parcelado, 22% optou pelo parcelamento em 12 vezes. Entre os estados que mais pessoas pagaram o imposto em 12 vezes estão: Alagoas, com 24%; Minas Gerais, com 23%; e Paraíba com 23% dos pagamentos em 12 vezes. Enquanto os motoristas que mais optaram pelo pagamento do imposto em uma só parcela são dos estados do: Ceará, com 26%, Rio Grande do Norte, com 19%; e Maranhão, com 18%.

A pesquisa revela ainda que em 2022 cresceu o número de pagantes do imposto no primeiro bimestre em relação ao mesmo período do ano anterior, o crescimento registrado foi de em média 137% em todo país, se destacando os seguintes estados:

  • Rio Grande do Sul, com crescimento de 756%;
  • Espírito Santo, com crescimento de 600%;
  • Ceará, com crescimento de 266%;
  • Minas Gerais, com crescimento de 259%.

Vale a pena parcelar o imposto?

O IPVA é um imposto cobrado anualmente pelas autoridades governamentais, mas nem todo mundo consegue se preparar para o momento do pagamento e acaba procurando opções de parcelamento. 

A decisão de como será feito o pagamento deve avaliar diversos fatores e levar em conta o planejamento financeiro do condutor do veículo. Consultar as condições de parcelamentos pode garantir ao motorista uma melhor análise de qual cenário mais o favorece e com isso tomar a melhor decisão para si. 

A Zapay é uma startup especializada no pagamento e no parcelamento de débitos de trânsito, a fintech possui parceria com os órgãos competentes e promete facilitar sua consulta . A empresa que é comandada por Callebe Mendes, Victor Mahon, Pedro Vogado e Lucas Amoedo possui acesso autorizado e convênio oficial com 26 DETRANs do Brasil

Hannah Aragão
Graduanda em jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco, a UFPE. Atuei em diferentes áreas da comunicação, como endo marketing, comunicação estratégica e jornalismo impresso. Atualmente me dedico ao jornalismo online na produção de matérias para o FDR.