Cuidado: anúncios falsos nas redes sociais são iscas para golpes

Anúncios falsos nas redes sociais são iscas de criminosos para aplicar golpes. Usuários perdem dinheiro ao cair nas armadilhas feitas pelos golpistas.

Muitas vezes os golpes podem estar onde menos se espera, como em anúncios falsos que aparecem em sites como o Facebook e o Google. Anúncios falsos, endereços falsos e ofertas falsas, tornam histórias de pessoas que perderam dinheiro navegando na internet, cada vez mais comuns.

Entenda a ação dos golpistas

Durante a última semana, o assunto voltou a ser discutido nas redes sociais quando o jornalista Thássius Veloso relatou sua história no Twitter. Segundo Thássius, ele encontrou uma suposta promoção de iPhone XR  no Google Shopping, o produto custava R$ 1,5 mil, no anúncio era utilizado o nome de uma grande rede varejista, mas se tratava de uma fraude. Confira o relato do jornalista em seu Twitter:

“Pesquisa sobre iPhone XR no Google. O módulo de Shopping exibe ofertas de lojas conhecidas. Quando você abre… os endereços não têm nada a ver com a história.

Os bandidos COMPRAM ads no Google para fisgar as vítimas”, disse Veloso em seu perfil na rede social.

Após a publicação de Thássius, diversos comentários foram feitos em sua postagem de pessoas que passaram por situações parecidas e foram vítimas de golpes dados por meio de anúncios falsos na internet. 

Os relatos revelam uma similaridade entre os casos, em que os fraudadores desenvolvem sites falsos com interfaces que imitam as de grandes redes de lojas para fisgar suas vítimas. Os criminosos pagam anúncios nas plataformas utilizando os nomes dos varejistas, com o anúncio nas redes, os usuários são ‘pescados’ pelas ofertas e realizam compras de produtos que nunca serão entregues.

Em muitos dos casos as vítimas afirmam se sentirem seguras por encontrar os anúncios em páginas como o Google e o Facebook.

Como reconhecer um anúncio falso e evitar cair em golpe

Os anúncios falsos podem estar por toda parte, por isso todo cuidado é necessário para evitar ser mais uma vítima de golpistas que utilizam da tática para conseguir dinheiro. Saiba como se proteger de golpes:

  • Quando a oferta for boa demais é melhor desconfiar;
  • Ao encontrar ofertas em anúncio, evite clicar e prefira acessar o site oficial da empresa que oferece a promoção para descobrir se é um anúncio verdadeiro;
  • Clicou no anúncio? Confira o link do site que foi aberto. Veja também detalhes do link, como letras repetidas, ou outras características que pareçam estranhas; 
  • Confira a reputação do site em portais como o Reclame Aqui para ver se existem relatos de outros clientes;
  • Sites que apenas permitem pagamento por boleto bancário merecem a sua desconfiança.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Hannah Aragão
Hannah Aragão é graduanda em jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco, a UFPE. Atuou em diversas áreas da comunicação, passando por assessoria, endo marketing, comunicação estratégica e jornalismo impresso. Atualmente, se dedica ao jornalismo online na produção de matérias para o portal FDR.