Hoje (22) também tem Auxílio Brasil: confira quais grupos recebem

Após uma breve pausa devido ao feriado de Tiradentes nesta quinta-feira, 21, o calendário de pagamentos do Auxílio Brasil retorna nesta sexta-feira, 22. Hoje, os beneficiados são as famílias cujo NIS termina em 5, concluindo os pagamentos da semana. 

Hoje (22) também tem Auxílio Brasil: confira quais grupos recebem
Hoje (22) também tem Auxílio Brasil: confira quais grupos recebem. (Imagem: FDR)

As liberações da transferência de renda ocorrem de acordo com o dígito final do Número de Identificação Social (NIS), o mesmo concedido durante a inscrição da família no Cadastro Único (CadÚnico). Esta sequência de números atua como um CPF social visando a identificação das famílias de baixa renda, e pode ser verificado no cartão de saque do Auxílio Brasil.

Os pagamentos costumam ser feitos sempre nos últimos dez dias úteis de cada mês. Em abril, as liberações da sexta parcela tiveram início no dia 14 e seguem até o dia 29 do mesmo mês. Neste período, os valores serão depositados nas contas poupanças do Caixa Tem. 

O benefício no valor médio de R$ 400 pode ser movimentado pelas 18,5 milhões de famílias pelos meios digitais, através de transações via PIX, TED, DOC, QR Code, cartão de débito virtual e as várias outras funcionalidades da plataforma. Todos os serviços estão disponíveis para os clientes sem que precisem pagar nenhuma taxa de uso. 

Para ter direito ao valor pago pelo Auxílio Brasil, o primeiro passo a ser dado é procurar o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) mais próximo e se inscrever no CadÚnico. Este é o mesmo padrão que já funcionava no recém extinto Bolsa Família, permitindo que os cidadãos em situação de vulnerabilidade social do antigo programa migrassem para o novo programa social. 

Eventualmente o Governo Federal faz novas inclusões, as últimas acontecerão nos meses de janeiro e fevereiro, sendo responsável pelo número de beneficiários passar de 14,5 milhões para 18,5 milhões. Este é o motivo que torna a inscrição no CadÚnico tão importante, assim como a manutenção dos dados atualizados, tendo em vista que é capaz de zerar a lista de espera de elegíveis. 

Calendário do Auxílio Brasil em abril

  • NIS final 1: 14 de abril;
  • NIS final 2: 18 de abril;
  • NIS final 3: 19 de abril;
  • NIS final 4: 20 de abril;
  • NIS final 5: 22 de abril;
  • NIS final 6: 25 de abril;
  • NIS final 7: 26 de abril;
  • NIS final 8: 27 de abril;
  • NIS final 9: 28 de abril;
  • NIS final 0: 29 de abril.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.