Imposto de Renda 2022: saiba onde encontrar o informe de rendimentos do INSS

O informe de rendimentos é um documento essencial para a declaração do Imposto de Renda (IR). Os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) contam com uma facilidade na hora de obter este documento. Entenda a seguir!

Imposto de Renda 2022: saiba onde encontrar o informe de rendimentos do INSS
Imposto de Renda 2022: saiba onde encontrar o informe de rendimentos do INSS. (Imagem: FDR)

Informe de rendimentos

O informe de rendimentos é um dos documentos mais utilizados pelos contribuintes ao fazerem a declaração do Imposto de Renda. Normalmente isso ocorre porque ele é o responsável por demonstrar os valores recebidos ao longo do ano, a quantia paga de imposto retido na fonte, além de quanto foi a contribuição para o INSS.

Por outro lado, no que se refere ao informe de rendimentos fornecido pelos bancos, existem dados correspondentes a conta corrente, poupança, aposentadoria privada ou qualquer outro modelo de investimento feito pelo contribuinte. Ressaltando que a apresentação anual dos rendimentos para a Receita Federal é fundamental. 

Aquisição do documento por segurados do INSS

Os aposentados e pensionistas do INSS devem retirar os informes de rendimentos de 2020 diretamente no portal da autarquia. 

Para isso, basta acessar o portal “Meu INSS” e fazer o login para acessar o sistema, lembrando que a consulta também pode ser feita pelo aplicativo “Meu INSS”, disponível para os sistemas Android e iOS. 

O que fazer se o informe não for entregue?

Se o informe de rendimentos não for entregue por nenhum dos meios indicados até o fim deste mês, o contribuinte deve entrar em contato com o departamento de Recursos Humanos (RH) da empresa para a qual exerce ou exerceu atividade profissional, ou procurar o gerente do banco que deixou de emitir o documento. 

Se mesmo assim o problema não for resolvido, é preciso comunicar a situação à Receita Federal. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.