Feriado prolongado: Bancos vão abrir? E as lotéricas?

Mais um feriado prolongado está à vista, o dia de Tiradentes que, na próxima quinta-feira, 21, celebra-se o Dia da Inconfidência Mineira em homenagem a José Joaquim da Silva Xavier. Por se tratar de um feriado nacional, alguns estabelecimentos podem ter o funcionamento comprometido, como bancos e lotéricas.

Neste sentido, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que não haverá expediente nos bancos e casas lotéricas no feriado prolongado. Contudo, a paralisação das atividades se limita ao dia 21 de abril, na sexta-feira, 22, o atendimento ao público retorna normalmente. 

Enquanto isso, em caso de necessidade, os canais de autoatendimento permanecerão disponíveis para os clientes, bem como os canais digitais e remotos, como aplicativos dos bancos e o internet banking. Destacando que esses meios de atendimento são práticos e versáteis, prometendo agilidade e a solução das demandas atribuídas ao sistema bancário. 

“Graças ao expressivo investimento dos bancos em tecnologia e automação (R$ 25,7 bilhões em 2020), os canais eletrônicos assumiram a condição de canal mais utilizado para as transações bancárias, por ser uma alternativa prática e extremamente segura”, destacou o diretor-adjunto de serviços da Febraban, Walter Tadeu de Faria.

Vale ressaltar que as contas com vencimento marcado para o feriado prolongado, especialmente no dia 21de abril, poderão ser pagas sem juros ou multa no próximo dia útil ao feriado, que neste caso será no dia 22 de abril. 

Lembrando que, na maior parte dos casos se tratando de tributos a serem pagos, os governos competentes já têm o costume de alinhar os vencimentos aos calendários de feriados a nível nacional, estadual e municipal. Ainda assim, a Febraban estabeleceu algumas orientações que abrangem a hipótese de o cliente ter percebido que a instituição não corrigiu a data. 

Neste caso, a sugestão é antecipar o pagamento ou, em títulos que possuem código de barras, é possível agendar o pagamento através dos caixas eletrônicos, aplicativos ou internet banking. Por outro lado, boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos têm a chance de efetuar os pagamentos por meio do Débito Direto Autorizado (DDA).

A data de 21 de abril, Dia de Tiradentes, é considerada um feriado nacional, celebrado desde o ano de 1965. Pela tradição, cidades mineiras como São João del Rei e Ouro Preto comemoram a memória do inconfidente mineiro. Como de costume, vários estabelecimentos não devem abrir nesta data, logo, os trabalhadores ficam dispensados da prestação de serviços neste dia.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.