Imposto de Renda 2022: confira os cuidados com a antecipação da restituição

Em meio ao período de entregas da declaração do Imposto de Renda 2022, os bancos passaram a conceder, aos respectivos clientes, empréstimos para antecipação da restituição. Apesar disso, os cidadãos devem tomar alguns cuidados, segundo apurado pela Agência Brasil.

Imposto de Renda 2022: confira os cuidados com a antecipação da restituição
Imposto de Renda 2022: confira os cuidados com a antecipação da restituição (Imagem: FDR)

As linhas de empréstimos são asseguradas pela restituição que o contribuinte terá após o processamento da declaração. Para o Imposto de Renda 2022, os documentos devem ser entregues até 31 de maio.

Cuidados com a antecipação da restituição do Imposto de Renda 2022

Primeiramente, a pessoa deve se atentar que a antecipação significa uma operação de crédito. Ou seja, existe a cobrança de juros. Essa modalidade é recomendada em somente uma situação: quando o cidadão precisa utilizar o dinheiro da restituição para pagamento de uma dívida.

Mesmo ao quitar a dívida, a pessoa deve ter cautela. Isso porque especialistas recomendam antecipar a restituição somente quando os juros da dívida foram acima dos juros dos empréstimos concedidos pelos bancos. Geralmente, as taxas são próximas às do crédito consignado.

O brasileiro também deve se atentar para não cair na malha fina. Os empréstimos de restituição, normalmente, são de curto prazo — de até seis meses.

Se a restituição atrasar, porque o declarante do IR omitiu ou errou informações, o empréstimo com juros menores se torna uma operação convencional — com juros maiores.

De acordo com o Conselho Federal de Contabilidade, erros na declaração e possíveis atrasos na restituição podem fazer com que a pessoa caia numa nova ‘bola de neve’, de forma a contrair uma nova dívida.

Em meio a isso, a entidade aconselha que que a antecipação do IR seja usada pelas pelos contribuintes que possuam dívidas com juros maiores — como cartão de crédito e cheque especial.

O órgão ressalta que o empréstimo jamais pode ser utilizado para antecipar o consumo.

Lotes de restituição do Imposto de Renda 2022

Neste ano, a restituição do Imposto de Renda acontecerá em cinco lotes. O dinheiro será depositado na agência bancária informada na declaração do contribuinte. Os pagamentos acontecerão nestas datas:

  • Primeiro lote: 31 de maio
  • Segundo lote: 30 de junho
  • Terceiro lote: 29 de julho
  • Quarto lote: 31 de agosto
  • Quinto lote: 30 de setembro

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.