Em meio ao período de entregas da declaração do Imposto de Renda 2022, os bancos passaram a conceder, aos respectivos clientes, empréstimos para antecipação da restituição. Apesar disso, os cidadãos devem tomar alguns cuidados, segundo apurado pela Agência Brasil.
As linhas de empréstimos são asseguradas pela restituição que o contribuinte terá após o processamento da declaração. Para o Imposto de Renda 2022, os documentos devem ser entregues até 31 de maio.
Cuidados com a antecipação da restituição do Imposto de Renda 2022
Primeiramente, a pessoa deve se atentar que a antecipação significa uma operação de crédito. Ou seja, existe a cobrança de juros. Essa modalidade é recomendada em somente uma situação: quando o cidadão precisa utilizar o dinheiro da restituição para pagamento de uma dívida.
Mesmo ao quitar a dívida, a pessoa deve ter cautela. Isso porque especialistas recomendam antecipar a restituição somente quando os juros da dívida foram acima dos juros dos empréstimos concedidos pelos bancos. Geralmente, as taxas são próximas às do crédito consignado.
O brasileiro também deve se atentar para não cair na malha fina. Os empréstimos de restituição, normalmente, são de curto prazo — de até seis meses.
Se a restituição atrasar, porque o declarante do IR omitiu ou errou informações, o empréstimo com juros menores se torna uma operação convencional — com juros maiores.
De acordo com o Conselho Federal de Contabilidade, erros na declaração e possíveis atrasos na restituição podem fazer com que a pessoa caia numa nova ‘bola de neve’, de forma a contrair uma nova dívida.
Em meio a isso, a entidade aconselha que que a antecipação do IR seja usada pelas pelos contribuintes que possuam dívidas com juros maiores — como cartão de crédito e cheque especial.
O órgão ressalta que o empréstimo jamais pode ser utilizado para antecipar o consumo.
Lotes de restituição do Imposto de Renda 2022
Neste ano, a restituição do Imposto de Renda acontecerá em cinco lotes. O dinheiro será depositado na agência bancária informada na declaração do contribuinte. Os pagamentos acontecerão nestas datas:
- Primeiro lote: 31 de maio
- Segundo lote: 30 de junho
- Terceiro lote: 29 de julho
- Quarto lote: 31 de agosto
- Quinto lote: 30 de setembro