Warner Bros. e Discovery fazem fusão; confira valor bilionário do negócio

Warner Bros. e Discovery fazem fusão, negócio foi oficializado por valor bilionário. A conclusão do acordo aconteceu na última sexta-feira, 8 de abril.

Uma grande movimentação que vinha acontecendo no ramo das produtoras acaba de se tornar oficial, na última semana a Discovery finalizou a aquisição da WarnerMedia, que antes pertencia ao grupo de telecomunicações AT&T, a negociação encerrou em cerca de US$ 43 bilhões.

O grande império midiático

O plano de fusão das gigantes midiáticas começou a ser estudado ainda em maio de 2021, em decorrência também da vontade da AT&T voltar seus negócios para os serviços de telefonia móvel, enquanto a Discovery sentia a necessidade de ampliar sua biblioteca de produtos.  

O presidente-executivo da AT&T, John Stankey, conta que o investimento será colocado nas áreas de crescimento da empresa, “Com a conclusão desta transação, esperamos investimento recorde em nossas áreas de crescimento formadas por 5G e fibra óptica, onde temos um bom momento”, afirma Stankey.

Com a compra da gigante WarnerMedia, vemos a CNN, HBO, HBO Max, Warner Bros., Cartoon Network, DC Filma e outras se unirem ao grande império Discovery.

O acordo resultou ainda na saída de dezenas de executivos da WarnerMedia, entre eles, as renúncias do presidente-executivo, Jason Kilar, e da chefe dos estudos e canais de televisão, Ann Sarnoff. Os que ficam, como são os casos de Tony Emmerich (chefe da Warner Bros. Pictures), Channing Dungey (chefe da Warner Television) e Casey Bloys (chefe da HBO), passam a responder ao CEO da Discovery, David Zaslav.

O comunicado da fusão ainda deu espaço para o anúncio da equipe executiva que deve liderar a nova Discovery. O grupo traz nomes de executivos que trabalharam anteriormente com Zaslav em sua passagem pela NBC, a emissora estadunidense.

Mudanças futuras

Além da aquisição do grupo WarnerMedia por parte da Discovery, novas mudanças podem vir a acontecer no futuro da empresa. A procura pretende, a longo prazo, realizar a união dos streamings HBO Max e Discovery+.

O objetivo de David Zaslav é tornar a companhia combinada e futuramente  o streaming combinado, tão lucrativos quanto os negócios de TV tradicionais.

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Hannah Aragão
Graduanda em jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco, a UFPE. Atuei em diferentes áreas da comunicação, como endo marketing, comunicação estratégica e jornalismo impresso. Atualmente me dedico ao jornalismo online na produção de matérias para o FDR.