Carros: pensando em comprar um SUV? Cuidado com os modelos menos econômicos; veja lista

Os SUV’s caíram no gosto dos brasileiros e já são o segmento mais vendido no país. Esse tipo de veículo consegue unir conforto e esportividade, além de possuir um design arrojado. A maioria dos modelos, no entanto, costuma sair por um preço salgado. Enquanto os SUV’s compactos são comercializados a partir de R$ 80 mil, as versões mais completas podem chegar a R$ 200 mil.

Com valores tão elevados, os motoristas precisam planejar bastante antes de adquirir um veículo desse segmento. Uma atenção especial precisa ser dada ao consumo de combustível, que constitui o principal gasto após a compra.

A seguir, listamos 5 modelos de SUV’s que se tornaram populares no Brasil, mas que não ajudam muito quando o assunto é economia.

Jeep Renegade

O modelo campeão da Jeep no Brasil está entre os que mais “bebem” combustível. O destaque fica com a versão 1.8, com motor flex e câmbio automático, características que elevam o consumo. Na cidade, o Renegade 1.8 rende 9,5 km por litro de gasolina e 6,7 km por litro de etanol. Já na estrada, o desempenho da versão fica em 11 km por litro de gasolina e 8,1 km por litro de etanol.

Ford EcoSport Storm

Apesar do nome, esse modelo com motor 2.0 não apresenta um consumo de combustível muito “ecológico”. Para muitos especialistas, o Ford EcoSport Storm é o menos econômico de toda a categoria de SUV’s. Na estrada, o desempenho é de 11,4 km por litro de gasolina e 8 km por litro de etanol. Na cidade, é ainda pior: 8,5 km por litro de gasolina e 6 km por litro de etanol.

Renault Duster

O Duster Dynamic AT rende 6,1 km por litro de etanol e 8,9 km por litro de gasolina nas cidades. Na estrada, o rendimento é um pouco melhor: 7,3 km por litro de etanol e 10,5 km por litro de gasolina. A baixa economia de combustível se deve ao câmbio automático com apenas quatro marchas.

Land Rover Discovery Sport

Um dos SUV’s mais caros entre os comercializados no país, o Land Rover Discovery Sport também é um desastre em termos de economia. O modelo rende apenas 4,6 km por litro de etanol na cidade e 5,6 km na estrada. Com gasolina, o desempenho fica em 6,8 km por litro na cidade e 8,2 km na estrada. A explicação para isso está no porte avantajado (1,8 tonelada) e na tração 4×4.

Hyundai Creta Action

O design e o motor 1.6 da linha Action tornam esse SUV um dos menos econômicos. Com gasolina, o consumo é de 9,8 km por litro na cidade e 11,7 km por litro na estrada. Com etanol, são 6,8 km por litro na cidade e 8,1 km na estrada.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Amaury Nogueira
Nascido em Manga, norte de Minas Gerais, mora em Belo Horizonte há quase 10 anos. É graduando em Letras - Bacharelado em Edição, pela UFMG. Trabalha há três anos como redator e possui experiência com SEO, revisão e edição de texto. Nas horas vagas, escreve, desenha e pratica outras artes.