Carros mais vendidos de 2021 estão mais caros; confira novos valores

Os carros mais vendidos de 2021 estão em média 25,4% mais caros. A informação é da KBB Brasil, especializada em pesquisa de preços de veículos. Na lista dos carros mais vendidos do último ano, o que mais subiu de preço, sem mudanças relevantes na troca de ano modelo durante 2021, foi o Fiat Mobi, com 30,4% de aumento no preço. 

A KBB Brasil fez uma comparação de preço médio de exemplares 0 km de cada um dos modelos mais vendidos em janeiro do ano passado com os preços médios de dezembro , para realizar o levantamento. 

Sendo assim, a comparação utilizou os preços dos anos modelos 2021, existentes no começo de 2021, contra os preços da linha 2022 de cada um deles no final do ano. 

Os veículos 0 km vendidos no Brasil em 2021 passaram por um aumento de 9% em média no decorrer dos 12 meses do ano passado, índice que cresce para 18,4%, se forem considerados somente os anos modelos 2022.

Variação de preços dos 10 modelos mais vendidos de 2021

O modelo que mais encareceu em 2021 foi o Hyundai Creta, passando de R$90,4 mil em janeiro, em média, para R$122,1 mil em dezembro, uma variação de 35%. Porém, é preciso destacar que este modelo mudou de geração e na linha 2022 passou a oferecer motor, equipamentos e tecnologias mais avançadas.

Esta também é a mesma observação que deve ser feita para os modelos Fiat Toro e Jeep Compass, que tiveram aumentos respectivos de 17,8% e 14,8%. Ambos passaram  por  reestilizações em 2021 quando trocaram de linha 2021 para 2022, em especial pela  estreia do motor 1.3 GSE turbo.

Metodologia 

A KBB Brasil usa tecnologias de análise de dados e Big data para realizar os levantamentos. 

O processamento é feito através de um algoritmo alimentado todas as semanas por uma base com mais de 800 mil dados de preços de diferentes fontes do mercado. 

Ano começa fraco para Industria de veículos

Este ano não começou muito bom para a indústria de veículos. 2022 teve o pior janeiro em vendas do setor em 17 anos.

Segundo dados do balanço divulgado ontem, 2, pela Fenabrave, associação das concessionárias, foram licenciados em todo o pais, 126,5 mil unidades durante todo o mês de janeiro, entre carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus. Comparado com o mesmo mês do ano passado, a queda registrada foi de 26,1%.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.