Comprar carro de leilão é seguro? Confira o que dizem os especialistas

Os leilões deixam vários motoristas animados com a oportunidade de comprar um carro com um bom preço. Porém, os especialistas alertam para os riscos de comprar carros usados e seminovos em leilões. Veja neste post algumas dicas para não cair em uma roubada na compra de um carro de leilão.

Comprar carro de leilão é seguro? Confira o que dizem os especialistas
Comprar carro de leilão é seguro? Confira o que dizem os especialistas (Imagem: Reprodução/Google)

A compra de veículos em leilões é uma maneira de conseguir economizar, podendo conseguir desconto de até 80% em relação ao valor de venda no mercado. Por esse motivo, é um evento muito esperado pelos motoristas.

Muita gente desconfia desses feirões e perdem a oportunidade de conseguir comprar um automóvel com preços incríveis. Mas será mesmo que vale a pena o risco? Especialistas dão sua opinião.

O grupo de especialistas da NoxCar, uma das maiores concessionárias de Santa Catarina, afirma que a compra de carros em leilões não é seguro e nem vantajoso, já que o “barato sai caro”, sendo que, muitas vezes, são veículos com problemas graves.

Tipos de leilões

  • Leilão realizado pela montadora: esse tipo de evento é realizado pela própria fabricante de carros;
  • Leilão de recuperação financeira: neste caso são leiloados os veículos que são recolhidos por falta de pagamento ou algum outro tipo de problema;
  • Leilão de seguradora: esse último é de carros que foram recuperados de furtos ou que passaram por algum sinistro.

Os dois primeiros casos podem ter veículos em bom estado, porém, isso não é garantido. Isso acontece porque as montadoras ou as empresas que foram recolhidos podem ter desenvolvido algum problema e, por isso, não estão com os seus donos ou em venda comum, completou o especialista.

Por exemplo, uma concessionária pode vender em leilões os veículos que ficaram expostos nos pátios e com isso podem apresentar problemas na lateria. Já os automóveis recuperados podem ter problemas devido ao mau cuidado do dono anterior, afirmou a NoxCar.

Porém, a pior situação é comprar veículos de leilões de seguradora, já que todos os automóveis passaram por algum tipo de situação que os tornam inseguros para o novo comprador, como uma batida.

Nesta situação, não dá para saber exatamente os impactos causados pelo acidente e com isso, ser surpreendido com o passar do tempo. Dessa maneira, o veículo pode apresentar problemas na estrutura do carro ou na parte da mecânica.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.