IPVA: motoristas com deficiência podem pedir isenção em SP; saiba como

Governo de São Paulo libera informes sobre isenção do IPVA. Os motoristas portadores de deficiência, precisam ficar atentos. De acordo com a Secretaria da Fazenda, esse grupo tem o direito de não pagar o imposto. No entanto, há regras e comprovações que devem ser seguidas. Confira.

IPVA: motoristas com deficiência podem pedir isenção em SP; saiba como (Imagem: FDR)
IPVA: motoristas com deficiência podem pedir isenção em SP; saiba como (Imagem: FDR)

O calendário de pagamento do IPVA de São Paulo já está em funcionamento, mas os cidadãos são PCDs (pessoas com deficiência) precisam ainda solicitar a isenção. O pedido deve ser feito diretamente pelo site do Sivei (Sistema de Veículos), da Secretaria de Estado da Fazenda e Planejamento.

De acordo com a Sefaz, é preciso dar entrada na isenção até o dia 31 de julho. O cidadão deve apresentar toda a documentação que ateste sua deficiência, seja ela mental, intelectual, sensorial e também os autistas.

Como solicitar a isenção do IPVA?

O primeiro passo é acessar o site, informando a senha do sistema da Nota Fiscal Paulista ou o certificado digital. Para aqueles que não estão cadastrados, o procedimento pode ser feito na hora, basta repassar o número do CPF, data de nascimento e nome completo da mãe.

Em caso de esquecimento da senha, o titular deve solicitar uma nova através do link “Caso tenha esquecido a senha, clique aqui para abrir uma nova janela e solicitar a alteração da senha”.

Na sequência, abrirá uma nova página onde deve ser informado o CPF e repassar, novamente, a confirmação de esquecimento da senha para seguir o passo a passo de login no sistema.

O último passo é de anexar os documentos que provem a deficiência. Além disso, a Sefaz exige o apresenta laudo do Imesc (Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo) comprovando a situação.

Como pagar o IPVA

O processo de pagamento deve ser feito pelo site da Secretária de Fazenda ou os canais eletrônicos de bancos conveniados. Ao se conectar, o cidadão deve informar o número do Renavam do veículo.

Além disso, é possível também verificar o valor do imposto através do app Poupatempo. Deve-se clicar em “Serviços” > “Veículos” > “IPVA”.

O pagamento pode ser feito em casas lotéricas ou em caixas eletrônicos, apps e internet banking dos seguintes bancos:

  • Banco do Brasil
  • Bradesco
  • Caixa
  • Itaú
  • Safra
  • Santander

 

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.