Gov.br: entenda quais são os níveis de segurança do canal de serviços do governo

O Gov.br é uma plataforma que permite o acesso a diversos serviços do governo federal. Inscrição no Enem, cadastro no Meu INSS, obtenção de certificado de vacinação e Carteira de Trânsito Digital estão entre os serviços que o cidadão pode acessar fazendo login na sua conta Gov.br.

A plataforma, no entanto, conta com três níveis de confiabilidade (bronze, prata e ouro), que dão acessos a serviços diferentes. A seguir, explicamos como funciona cada nível e como elevar o nível da sua conta.

Nível bronze

O nível bronze é o mais básico de todos. O usuário se encaixa automaticamente nesse nível ao criar a sua conta Gov.br. Não é necessário fornecer informações muito sensíveis, apenas aquelas fornecidas ao se cadastrar na plataforma (nome completo, e-mail e CPF, por exemplo). Também é possível obter o selo bronze ao fazer ao se cadastrar no portal Meu INSS.

O nível bronze permite acesso a serviços como:

Nível prata

O nível prata é um nível mais avançado, usado para acessar serviços em que a confiabilidade da conta deve ser maior. Entre os serviços disponíveis nesse nível estão:

Para obter o selo prata, o usuário pode fazer uma das seguintes validações de segurança:

Nível ouro

O nível mais avançado da conta Gov.br é o nível ouro. Além de oferecer maior segurança para o usuário, ele permite acesso a serviços sensíveis como a prova de vida do INSS.

O selo ouro pode ser obtido de duas formas:

Para saber em qual desses níveis a sua conta se encontra, basta acessar o app Gov.br e clicar em “Privacidade” > “Gerenciar lista de selos de confiabilidade”. Depois de autorizar o acesso, você poderá visualizar os selos e opções para subir de nível.

Amaury Nogueira
Nascido em Manga, norte de Minas Gerais, mora em Belo Horizonte há quase 10 anos. É graduando em Letras - Bacharelado em Edição, pela UFMG. Trabalha há três anos como redator e possui experiência com SEO, revisão e edição de texto. Nas horas vagas, escreve, desenha e pratica outras artes.
Sair da versão mobile