Gov.br: entenda quais são os níveis de segurança do canal de serviços do governo

O Gov.br é uma plataforma que permite o acesso a diversos serviços do governo federal. Inscrição no Enem, cadastro no Meu INSS, obtenção de certificado de vacinação e Carteira de Trânsito Digital estão entre os serviços que o cidadão pode acessar fazendo login na sua conta Gov.br.

A plataforma, no entanto, conta com três níveis de confiabilidade (bronze, prata e ouro), que dão acessos a serviços diferentes. A seguir, explicamos como funciona cada nível e como elevar o nível da sua conta.

Nível bronze

O nível bronze é o mais básico de todos. O usuário se encaixa automaticamente nesse nível ao criar a sua conta Gov.br. Não é necessário fornecer informações muito sensíveis, apenas aquelas fornecidas ao se cadastrar na plataforma (nome completo, e-mail e CPF, por exemplo). Também é possível obter o selo bronze ao fazer ao se cadastrar no portal Meu INSS.

O nível bronze permite acesso a serviços como:

  • Inscrição no Sisu (Sistema de Seleção Unificada)
  • Obtenção de Carteira de Trabalho Digital
  • Validar dados no INSS
  • Validar dados na Receita Federal

Nível prata

O nível prata é um nível mais avançado, usado para acessar serviços em que a confiabilidade da conta deve ser maior. Entre os serviços disponíveis nesse nível estão:

Para obter o selo prata, o usuário pode fazer uma das seguintes validações de segurança:

  • Por Internet Banking, disponível para os seguintes bancos: Agibank, Banrisul, BRB, Bradesco, Caixa, Itaú, Santander e Sicoob.
  • Pelo SIGEPE, para servidores públicos da União
  • Nas agências do INSS, com o selo Balcão Presencial
  • Por reconhecimento facial, comparado com a Carteira Nacional de Habilitação

Nível ouro

O nível mais avançado da conta Gov.br é o nível ouro. Além de oferecer maior segurança para o usuário, ele permite acesso a serviços sensíveis como a prova de vida do INSS.

O selo ouro pode ser obtido de duas formas:

  • Por meio de Certificado Digital de Pessoa Física
  • Por reconhecimento facial, comparado com a biometria facial da Justiça Eleitoral

Para saber em qual desses níveis a sua conta se encontra, basta acessar o app Gov.br e clicar em “Privacidade” > “Gerenciar lista de selos de confiabilidade”. Depois de autorizar o acesso, você poderá visualizar os selos e opções para subir de nível.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Amaury Nogueira
Amaury da Silva Nogueira é bacharelando em Letras/Edição pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Apaixonado pelo universo da escrita, atua há dois anos como redator e realiza pesquisas sobre história da edição no Brasil. Além disso, atualmente pesquisa também sobre direitos e benefícios sociais para agregar conhecimento na redação do portal de notícias FDR.