Menina de 11 anos lança livro sobre educação financeira para crianças

Entre as causas para o grande endividamento da população brasileira está a pouca importância dada à educação financeira. Especialistas recomendam que o tema seja inserido o quanto antes na vida das pessoas, de preferência ainda na infância.

A pequena manauara Maria Luíza Lira Porto é a prova de como o assunto pode ser bem compreendido pelas crianças. Aos 11 anos de idade, ela não apenas é apaixonada por educação financeira, como resolveu espalhar o que aprendeu para outros da sua faixa etária. Seu mais recente empreendimento nesse sentido é o livro “Finanças para Crianças – Além da Mesada”, escrito por ela.

Malu, como é conhecida, teve seus primeiros contatos com o tema ainda em casa, através dos pais. Sua mãe, Vania Lira, contou ao portal Manaus Alerta que a filha desde cedo demonstrava vontade de ajudar nas finanças da família. Os pais, então, ensinavam à menina a importância do dinheiro, do trabalho, da poupança e de outros elementos da educação financeira.

Conforme o interesse de Malu foi crescendo, ela decidiu que abordaria o tema em sua conta no Instagram, mas a ideia demorou a dar frutos. Seus amiguinhos, inicialmente, demonstravam pouco interesse pelos conteúdos, mas pouco a pouco o número de “discípulos” foi crescendo.

O passo seguinte, a escrita do livro, veio depois que a pequena amazonense se deu conta de como a educação financeira praticamente não é abordada no ambiente escolar. O livro foi concluído após cerca de um ano, durante o qual Malu se dedicou ao estudo de assuntos complexos, como economia e psicologia, para oferecer um conteúdo de qualidade. Ao mesmo tempo, ela procurou escrever numa linguagem que tornasse o tema acessível para as outras crianças.

O lançamento da obra aconteceu no Teatro Manauara, tradicional ponto turístico da capital amazonense, no dia 2 de abril. O evento foi realizado em parceria com a Casa Mamãe Margarida, associação que desenvolve projetos para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Para participar era necessário levar alimentos não perecíveis ou produtos de higiene.

Por enquanto, “Finanças para Crianças – Além da Mesada” pode ser adquirido apenas pela internet, através do site malufinancas.com.br, mas as partir de maio ele também estará à venda em lojas de Manaus.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Amaury Nogueira
Amaury da Silva Nogueira é bacharelando em Letras/Edição pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Apaixonado pelo universo da escrita, atua há dois anos como redator e realiza pesquisas sobre história da edição no Brasil. Além disso, atualmente pesquisa também sobre direitos e benefícios sociais para agregar conhecimento na redação do portal de notícias FDR.