Ovos de ouro? Ovo de Páscoa está até 40% mais caro em SP

Ovos de Páscoa a preço de “ouro”. O produto está até 40% mais caro em São Paulo em relação aos preços de 2021, de acordo com pesquisa feita pela Associação Paulista de Supermercados (Apas).

Os dados do levantamento foram divulgados no último dia 25 e apontam que parte dos mercados paulistas esse ano estão dedicando espaços menores para as sessões de ovos de chocolate por conta dos preços elevados. 

O aumento dos preços é um reflexo da inflação, no caso do chocolate, a elevação do valor do cacau fez crescer os custos operacionais do produto que tem o fruto como matéria-prima, sendo essa uma consequência do reajuste dos combustíveis. Apesar disso, a expectativa é de que o setor apresente um avanço de 36% nas vendas de chocolates na comparação anual. Diante do cenário, quem ganha destaque são as opções menores e mais baratas como os ovos de 250 gramas e as barras de chocolate e bombons.

Setor tenta diminuir o impacto no bolso do consumidor

Para os comerciantes tem sido difícil a tarefa de aliviar o impacto das altas dos preços dos ovos de chocolate no bolso do consumidor. Para isso, a negociação com os fornecedores tem sido essencial para conseguir fornecer aquele desconto esperado pelos clientes na hora da compra.

“Em um setor competitivo como o supermercadista, sai na frente aquele que consegue negociar os melhores preços com os produtores, fornecedores e a indústria de modo geral. Essa capacidade de negociar, aliada ao mix de marcas e produtos disponíveis ao consumidor, reduz o impacto da inflação no bolso do consumidor”, conta o presidente da Apas, Ronaldo dos Santos.

Ceia de Páscoa

Além dos ovos de chocolate, outros produtos compõem a Páscoa que é a terceira data mais importante para o setor de alimentos no varejo, ficando atrás apenas do Natal e da Black Friday.

Ainda segundo a Apas, o consumidor paulista pode ficar mais tranquilo com os preços dos itens da ceia, como o bacalhau, vinho e a  pescada, já que esses apresentam uma menor aceleração de preço, em alguns casos será possível observar até mesmo uma pequena redução.

Hannah AragãoHannah Aragão
Graduanda em jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco, a UFPE. Atuei em diferentes áreas da comunicação, como endo marketing, comunicação estratégica e jornalismo impresso. Atualmente me dedico ao jornalismo online na produção de matérias para o FDR.