Páscoa é oportunidade de ‘ouro’ para quem busca renda extra; saiba como

A Páscoa 2022 está se aproximando e nas redes sociais e nas lojas especializadas em chocolates, os ovos de chocolate já começam a ganhar destaque, apesar da alta inflação. Um dos itens essenciais na produção dos ovos, o açúcar, terminou o ano de 2021 com um crescimento de 47,83% no preço, de acordo com IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Mas não é somente o açúcar que está caro. O gás de cozinha e as embalagens também estão com preços salgados. Mas, mesmo diante deste cenário pouco animador, os empresários e pequenos empreendedores estão otimistas com a Páscoa e dizem que até a data será necessário se aperfeiçoar para trazer a melhor experiência para os consumidores, que cada vez mais vem buscando pelas opções caseiras.

A confeiteira Hanaina Lopes que já trabalha no ramo há 10 anos e que começou justamente na páscoa, disse que esta data representa uma grande oportunidade tanto no âmbito financeiro da empresa como para fidelizar os clientes. Atualmente, a profissional faz grande parte das encomendas com a ajuda de seu perfil Doçuras e Travessuras no Instagram, que ela mesma administra.

Hanaina diz que para manter os clientes e conquistar novos é necessário acompanhar as transformações dos ovos de páscoa artesanais. “As mudanças nas delícias de páscoa evoluíram, hoje temos muitas opções para presentear, do mais simples ao mais sofisticado. São lembranças que variam dos ovos de chocolate, ovos trufados, ovos de colher, ovos com surpresa, personalizados e até exóticos. Além disso, produzo casquinhas feitas de brownie e torta ovo de Páscoa, os quais fazem parte do nosso cardápio fixo para a celebração”.

Iniciando um novo negócio 

Se você está pretendendo começar a empreender nesta Páscoa, as primeiras orientações são voltadas para o desafio de enfrentar o desconhecido. O especialista em gestão de negócios e empreendedorismo da PJI Consulting, Paulo Junior, diz que é preciso “saber claramente para quem você está vendendo; quais as marcas dos ingredientes que serão escolhidas para a produção dos ovos de chocolate; quais serão as estratégias usadas para a venda do produto; a venda será em loja física ou online; haverá taxa de entrega para delivery ou o cliente busca a encomenda”.

“Algumas dicas podem parecer simples, mas não são menos importantes. Elas deverão nortear esse novo momento para evitar frustrações ao final das vendas. Portanto, é essencial prestar atenção aos detalhes: não comprar insumos em excesso para não haver desperdício; criar um processo desde a separação dos ingredientes, a confecção do ovo de páscoa, a secagem do chocolate; a embalagem escolhida; o método de venda e de entrega. Toda essa preparação que a indústria faz muito bem, para os pequenos empreendedores pode representar perda de tempo e de dinheiro caso não seja feita de modo organizado e planejado”.

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Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.