Fila do INSS tem queda em março; confira o que está sendo feito para redução

INSS cria estratégia para reduzir as filas de seu atendimento. Nos últimos dois anos, os aposentados e pensionistas estão enfrentando dificuldades para resolver questões com a previdência. São mais de 1,7 milhões de pessoa em espera, de modo que o órgão precisasse adotar medidas para reduzir o tempo para a concessão dos abonos. Confira.

Fila do INSS tem queda em março; confira o que está sendo feito para redução (Imagem: FDR)
Fila do INSS tem queda em março; confira o que está sendo feito para redução (Imagem: FDR)

No mês de março, o INSS conseguiu diminuir as filas de espera para a liberação de seus benefícios. O número de 1,7 milhão de segurados, caiu para 1,6 milhão, uma vez em que o atendimento presencial voltou a ser feito.

No entanto, para além do retorno as agencias, foram reformulados os serviços internos do órgão. De acordo com o presidente do INSS, José Carlos de Oliveira, implementou-se medidas que puderam possibilitar a queda de estoque.

Estamos conseguindo dar resposta não só aos pedidos que entram, como também a uma parte do estoque. É uma fila histórica de anos. Esse passivo é relativamente grande e temos consciência da necessidade de dar uma resposta célere para a sociedade — explicou Oliveira.

O gestor afirma que o INSS está no caminho certo para zerar as filas e assim otimizar o atendimento para com a população.

Estamos aqui para entregar um INSS melhor para a sociedade brasileira. Com esse objetivo trabalhamos de domingo a domingo — afirmou.

13° e 14° salário do INSS: Datas de pagamento e regras para receber benefícios

O que o INSS fez para reduzir as filas de espera?

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.
Sair da versão mobile