De quem é a culpa da inflação? Quase 8 em cada 10 brasileiros têm a mesma opinião

De acordo com a pesquisa DataFolha divulgada nesta segunda, 28, 75% dos brasileiros colocam a culpa no atual governo de Jair Bolsonaro pela alta da inflação, que em 2021, fechou em 10,06% e segue aumentando.

A pesquisa mostrou ainda que 36% dos entrevistados atribuem muita responsabilidade ao governo, este índice estava em 41% em setembro. Já 39% atribuem um pouco de responsabilidade, ao passo que na pesquisa anterior eram 34%. Já outros 22% alegam  que o governo não possui nenhuma responsabilidade, contra os 23% registrados anteriormente.

Considerando o total, 75% dos entrevistados dizem que o governo é responsável, pelo menos em parte, pelo crescimento dos preços, mesmo com os esforços do presidente para aprontar outros responsáveis como o conflito na Ucrânia, o preço do petróleo e, em especial, os governadores, a quem Bolsonaro culpa pela adoção de políticas de restrição de circulação decorrentes da pandemia.

Segundo uma pesquisa realizada recentemente pelo instituto Ipespe, o medo da inflação vem aumentando na população, com 77% dos entrevistados se queixando  dos preços que “aumentaram muito” e 79% acreditando que o cenário irá piorar, podendo refletir diretamente na reeleição de Bolsonaro.

Em 2021, a inflação fechou em 10,06%, o maior patamar desde 2015, e segue subindo. O IPCA (Índice Geral de Preços ao Consumidor Amplo) a inflação oficial do país medida pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostrou um crescimento de preços de 1,01% em fevereiro, o que leva a inflação de 12 meses para 10,54%.

A pesquisa Datafolha foi feita entre os dias 22 e 23 de março e entrevistou 2.556 pessoas em 181 cidades de todo país. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Inflação 

Inflação refere-se a um aumento contínuo e generalizado dos preços em uma economia. É comum que se divida a inflação em três categorias, com base na causa: de demanda, de custos e inercial.

A inflação de demanda diz respeito ao aumento de preços que se observa em casos onde o poder aquisitivo da população sobe em disparidade com a capacidade que a economia tem de prover os bens e serviços demandados. Em outras palavras, quando a demanda supera a oferta.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.