O calendário de pagamentos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) teve início na última sexta-feira, 25. Por hora, apenas o primeiro de dois cronogramas está em vigor, hoje é a vez dos aposentados e pensionistas cujo Número de Identificação Social (NIS) termina em 2 serem beneficiados.
Mais outros quatro grupos de aposentados e pensionistas do INSS devem ser contemplados pelos devidos pagamentos no decorrer desta semana, até o dia 1º de abril. Tratam-se dos segurados com NIS final 3, 4, 5 e 6. Destacando que no dia 1º de abril, se inicia o calendário de pagamentos do INSS dos segurados com direito a salários acima de um salário mínimo.
Neste mesmo dia, recebem os aposentados e pensionistas cujo dígito final do NIS é 1 ou 6. Os pagamentos em vigor são referentes ao exercício, ainda que sejam concluídos somente no começo do mês de abril. Lembrando para quem ainda possui dúvidas e reforçando para os novatos que, o cronograma de pagamentos do INSS segue a ordem do dígito final do número do beneficiário.
Os pagamentos são efetuados através de depósito em uma conta bancária aberta pelo INSS na titularidade do beneficiário assim que ele aceita a proposta do benefício feita pela autarquia. No mesmo momento o segurado recebe o cartão do instituto que deve ser usado para fazer o saque dos valores nas agências bancárias.
No cartão também é possível verificar o NIS. Destacando que para fazer a consulta no cronograma de pagamentos, deve-se considerar o número final, mas sem o verificador, aquele depois do traço. Segundo informações do instituto, um total de 36 milhões de segurados por todo o país receberão alguma quantia do INSS.
O número abrange todos os tipos de benefícios concedidos pela autarquia. No entanto, cada um recebe uma quantia distinta de acordo com cada caso, podendo receber desde um salário mínimo, R$ 1.212, até o teto da Previdência Social, que este ano é R$ 7.087,22.
Vale lembrar que o INSS organiza os pagamentos através de dois modelos de calendários. Um atende os segurados que recebem até um salário mínimo, o outro contempla aposentados, pensionistas e beneficiários amparados por quantias entre o piso nacional e o teto da autarquia.
Calendário do INSS de benefícios de até um salário mínimo
- NIS final 1: 25 de março;
- NIS final 2: 28 de março;
- NIS final 3: 29 de março;
- NIS final 4: 30 de março;
- NIS final 5: 31 de março;
- NIS final 6: 1º de abril;
- NIS final 7: 4 de abril;
- NIS final 8: 5 de abril;
- NIS final 9: 6 de abril;
- NIS final 0: 7 de abril.
Calendário do INSS de benefícios acima de um salário mínimo
- NIS final 1 e 6: 1º de abril;
- NIS final 2 e 7: 4 de abril;
- NIS final 3 e 8: 5 de abril;
- NIS final 4 e 9: 6 de abril;
- NIS final 5 e 0: 7 de abril.