Mudança drástica: Globo vai demitir maior parte dos atores e mudar forma de contratação

Mudança drástica na Globo deve demitir maior parte dos atores e mudar forma de contratação. A empresa deve agora seguir o modelo de negócios de grandes plataformas de streaming mundiais, como a Netflix e a HBO Max. 

De  acordo com informações do UOL, a Rede Globo vai demitir grande parte do seu elenco fixo de atores para seguir nova estratégia de mercado. Apesar disso,  alguns nomes consagrados da casa são exceção e devem seguir com a emissora.

 Como deve funcionar a nova dinâmica de contratação

Ainda segundo o site, a Globo pretende seguir a tendência de gigantes do streaming e fechar contratos temporários, por obra, com os artistas. Com o novo modelo de negócios, a diretoria da emissora carioca calcula uma economia de milhões de reais.

O programa “Uma SÓ Globo” busca organizar as finanças do grupo. Os atores que tiverem com contratos para vencer em alguns meses irão ser informados quanto ao fim do vínculo. A estratégia de reduzir a folha de pagamento vem desde 2021, na tentativa de propor salários menores na renovação com alguns artistas.

Quem fica

Segundo o site Na Telinha, do UOL, os nomes consagrados que a empresa pretende manter os contratos fixos são: Adriana Esteves, Fernanda Montenegro, Flávia Alessandra, Glória Pires, Irene Ravache, Lima Duarte, Marieta Severo, Murilo Benício, Reginaldo Faria, Renata Sorrah, Suzana Vieira, Tony Ramos, entre alguns outros.

Anteriormente, alguns atores já vinham mudando a forma de contrato com a Globo para o contrato por obra, com o intuito de obter mais autonomia diante dos caminhos de suas carreiras. Nomes como Antônio Fagundes e Letícia Sabatella já não fazem mais parte do quadro de funcionários da empresa.

 Recentemente a atriz Juliana Paes que estava há 21 anos na emissora compartilhou através das redes sociais a notícia de que agora segue com a empresa, mas de forma diferente.  “21 anos. Tornou-se plena a maioridade do tempo que passei nesta casa tão maternal, o que a Globo sempre foi pra mim. Sigo de uma nova maneira, não mais com contratos fixos, mas por obra”.

A atriz ainda completou dizendo que não se trata de uma despedida, já que se encontra contratada para a novela Pantanal até a metade do ano. “Não farei desta mensagem uma despedida, pois ainda estarei nas telas da emissora em Pantanal até o meio do ano; com um novo projeto que começaremos a gravar este mês e depois em projetos futuros com novos estilos de contrato. Assim seguiremos”, escreveu Juliana Paes.

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Hannah Aragão
Graduanda em jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco, a UFPE. Atuei em diferentes áreas da comunicação, como endo marketing, comunicação estratégica e jornalismo impresso. Atualmente me dedico ao jornalismo online na produção de matérias para o FDR.